Gado leiteiro de Palmas recebe melhoramento genético para aumento da produção

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de outubro de 2021 às 15:54

Nessa etapa, sete propriedades são atendidas com inseminação artificial em 16 vacas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) iniciou mais uma etapa do protocolo de melhoramento genético para aumento da produção leiteira de mais sete pequenas propriedades de Palmas. E na segunda-feira, 04, técnicos da pasta realizaram a primeira etapa do protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em 16 vacas. O protocolo faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’ e contempla mais duas visitas às propriedades até a finalização da inseminação. Neste ano, a previsão da Seder é que sejam inseminadas 234 matrizes.

Nesta primeira etapa, chamada de ‘D Zero’ é feito o manejo inicial com o diagnóstico da ausência de gestação das matrizes, através de ultrassom, e as que apresentarem bom resultado recebem implante de hormônios. O médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão Lobato, explica que na etapa ‘D8’, que acontecerá no dia 12 de outubro, é retirado o implante e são aplicados mais três hormônios para que ocorra o sinal de cio e a sincronização da ovulação.

“Na fase ‘D10’, dia 14, será realizada a inseminação de acordo com a indicação para cada matriz”, complementa o médico veterinário. Para a realização desses protocolos, o município adquiriu 300 doses de sêmen das raças Jersey, Girolando, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo esses dois últimos importados da Nova Zelândia, maior país na exportação de produtos lácteos.

Palmas para o Leite

O ‘Palmas para o Leite’ oferece, há três anos, assistência técnica gratuita a produtores locais, com o objetivo de fortalecer o segmento na Capital. Neste ano, o projeto já realizou 24 atendimentos e inseminou 67 vacas.

“A Prefeitura tem dado suporte necessário para que a produção de leite em Palmas aumente, tanto melhorando o rebanho bovino, como dando as condições de transporte de calcário para as pastagens e com assistência técnica para que essa reprodução seja feita com eficácia”, reforça o secretário da Seder Major Negreiros.