Gestão e sindicatos discutem data para pagamento da data-base

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Deni Rocha | Publicado em 05 de abril de 2017 às 18:30

As Secretarias Municipais de Planejamento, de Finanças, de Governo, da Casa Civil, de Educação, da Saúde e o Instituto de Previdência de Palmas (PreviPalmas) se reuniram nesta quarta-feira, 05, com os sindicatos que representam os servidores públicos municipais na Câmara de Recursos Humanos para deliberarem sobre a melhor forma de efetuar o pagamento  de 6,58% referente à data-base dos servidores.

Na reunião, o secretário da Casa Civil, Adir Gentil, propôs aos representantes dos sindicatos, o pagamento da data-base, de 6,58% a partir de julho de forma escalonada. Gentil reafirmou que a gestão tem dialogado com sindicatos para garantir todos os direitos legais adquiridos pelos servidores.

Segundo o secretário, a gestão tem feito um ajuste de pessoal e de contratação desde 2016 para manter o equilíbrio das contas e permanecer dentro do limite prudencial. “A administração tem feito uma série de ajustes de pessoal e contratação, principalmente, da Secretaria de Infraestrura e da Educação, e somente agora podemos garantir que a partir de julho poderemos pagar a data-base”, disse.

Em contraproposta, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), Heguel Albuquerque, acompanhado dos demais representantes dos sindicatos presentes, propôs que fossem liquidadas as progressões pendentes até junho de 2017. E que em julho fosse pago, integralmente os 6,58% referente a data-base e aberto negociações para deliberarem sobre os valores retroativos.

“Devido às dificuldades alegadas pela gestão podemos analisar e discutir com os demais líderes sindicais e servidores o pagamento das progressões pendentes, o pagamento da data-base a partir de julho e negociarmos o pagamento dos meses de janeiro a junho”, declarou Albuquerque.

Ao final, de comum acordo, gestão e sindicatos, decidiram analisar de forma mais profundamente as duas propostas, e em reunião extraordinária agendada para o dia 19 de abril, adotar a proposta definitiva.

Participaram da reunião da Câmara de RH, além das secretarias, o Sisemp, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet),

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins, Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Estado do Tocantins (Segeato), Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado Tocantins.