Grupo de trabalho realiza pesquisa sobre geração e gestão de resíduos na Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 08 de junho de 2022 às 12:49

Visitas a pontos de coleta ou relevantes geradores de resíduos são parte da etapa de diagnóstico da revisão de plano municipal

Técnicos da Prefeitura de Palmas e consultores da Líder Engenharia e Gestão de Cidades percorreram 70 km de visitas técnicas em dois dias de observação dos processos de geração e gestão de resíduos sólidos na Capital. As visitas e levantamentos ocorreram nos últimos dias 06 e 07 de junho de 2022, conduzidas pelo grupo de trabalho composto por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Fundação de Meio Ambiente (FMA) e Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), com apoio de consultoria da Líder Engenharia e Gestão de Cidades. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre o lixo gerado na Capital.

Feiras, pontos turísticos - como as praias da Capital - e o Aterro Sanitário de Palmas fizeram parte da programação de visitas. No aterro foi realizado levantamento gravimétrico com intuito de mensurar, por amostragem, proporção e tipos de resíduos gerados na Capital (matéria orgânica, borracha, vidro, plástico, papel/papelão, etc). “Com os resultados da composição gravimétrica, por amostragem, dos resíduos encaminhados para o Aterro Sanitário de Palmas vai ser possível o planejamento de alternativas de destinação final e estudos de viabilidade econômica e socioambiental para a Capital”, explicou o engenheiro da Seisp Bruno Mouzinho.

Cinco cooperativas de reciclagem também foram visitadas, e o espaço de trabalho sem abrigo do sol para os catadores foi uma das observações feitas pela equipe. “Entre outras coisas, notamos que há necessidade de mais informação pela população sobre a separação correta de resíduos recicláveis. Vimos muito material reciclável junto com resíduo orgânico, o que pode prejudicar o processo de reciclagem”, ponderou o consultor Guilherme Nogueira.

Serviços de saúde

Para conhecer a gestão de resíduos dos serviços de saúde, também foram realizadas visitas a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à maior unidade hospitalar pública da Capital, o Hospital Geral de Palmas (HGP). “As visitas foram muito produtivas, notamos que no HGP, por exemplo, há uma gestão satisfatória de resíduos. Tudo é acondicionado em tambores, etiquetado, pesado e encaminhado a uma empresa especializada para tratamento. O hospital tem um controle extremamente organizado dos resíduos de saúde”, afirmou o consultor Robson Ricardo.

Oficina pré-audiência

Esse trabalho faz parte da etapa de diagnóstico prevista no plano de trabalho da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Palmas. No próximo dia 09 de junho, às 14h30, acontecerá a primeira oficina para capacitação da população e segmentos interessados na revisão do plano. Na ocasião será apresentado plano de trabalho. O evento tem o objetivo de contextualizar a temática e obter apoio na execução da revisão.

A oficina acontecerá no auditório do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), localizado à Quadra Arso 42 (405 Sul), na Avenida LO-09, e é aberta à população, instituições e entidades públicas e privadas interessadas na temática.

Leia também: Reuniões e visitas técnicas dão início à revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos