Guardas Metropolitanos participarão de 12º Swat em São Paulo

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Lorena Karlla | Publicado em 28 de outubro de 2010 às 16:33

Seis membros da Guarda Metropolitana de Palmas receberão entre os dias 05 e 13 de novembro, treinamento para procedimentos como Imobilizações Táticas, assalto a ônibus, tiro em ambientes fechados, resgate de Reféns, gerenciamento de crise, resgate e atendimento de policial ferido e até infiltração investigativa. Eles estarão entre policiais de todo o Brasil e de diversos países como Portugal, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia inscritos no 12º Swat que acontece em São Paulo.

Este incentivo da Prefeitura de Palmas visa a criação do Grupo Tático da Guarda Metropolitana, dotado de conhecimento especializado. De acordo com o comandante da GMP, Cel Antônio Joaquim Martins Benvindo, o investimento em qualificação será revertido em melhorias diretas no atendimento ao cidadão. “Estamos equipando uma Guarda qualificada e sempre preocupada com a melhoria das atividades e serviços prestados ao cidadão palmense, que terá profissionais cada vez mais bem treinados e preparados parar servi-la”, destaca.

Participarão do 12º SWAT os guardas metropolitanos GMP Classe C: Antônio Lourenço de Amorim Júnior, Valdinei Ferreira Lima, Moacir Cidalino da Silva, o guardas metropolitanos GMP Classe B Jocélio Pereira da Silva, e ainda os GMP Classe A Emanuel Portinari Ferreira Lima e Christiano Abreu Ribeiro.

Curso
O 12º SWAT é um evento que acontece uma vez ao ano e se destaca no segmento de treinamentos táticos internacionais. Foi desenvolvido, exclusivamente para o Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI) – empresa responsável pelo curso - pelos melhores departamentos de polícia do mundo tais como: Dallas SWAT, Austin SWAT, Houston SWAT, San Antônio SWAT e BOPE do Rio de Janeiro.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da GMP, Subinspetor Enes Rodrigues Moura, explica que o formato do curso, oferecido pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI - Treinamento Policial), proporcionará aos grupos de elite uma experiência inédita, pois estarão recebendo instruções diretamente de quatro oficiais da SWAT e de nove instrutores do CATI, além de três instrutores do BOPE/RJ, totalizando 18 instrutores, além de tradutores e equipe de suporte.

CATI
A empresa CATI tem como objetivo desenvolver tornar mais seguro e eficiente o dia-a-dia de todos os agentes de segurança que atuam em Operações Especiais, visando a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos, o trabalho em equipe e a eficácia na manutenção da ordem pública sem a utilização da força bruta. O CATI é uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo-a-corpo com agentes de segurança.