Homenagem na ATM encerra programação oficial dos 25 anos de Palmas

Gabinete da Prefeita

Autor: Malena Mota | Publicado em 23 de maio de 2014 às 14:41

Para encerrar as solenidades de comemorações dos 25º anos da Capital, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

 

A sessão foi presidida pelo presidente da casa de leis, major Negreiros, e contou como convidados de honra à mesa, o procurador de Justiça, Alcir Ranieri Filho, deputados estaduais, Ricardo Ayres e Eli Borges (representando a Assembleia Legislativa), Coronel Júlio Mamede (representando o governador Sandoval Cardoso), deputado federal, César Hallum, e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

 

Durante a solenidade foram homenageadas com títulos de Cidadão Palmense 23 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Palmas. Entre os diversos políticos, empresários e servidores públicos. Uma educadora também foi uma das homenageadas. A professora Maria de Lourdes Pereira Alves foi a primeira professora do bairro de Taquaralto e recebeu o título por sugestão do presidente da Casa, major Negreiros. “Para mim é muito importante saber que os vereadores desta casa, também observam pessoas comuns como eu, que faz da sua vida o melhor para ajudar ao próximo, e se depender de mim, esta cidade irá progredir mais ainda”, disse emocionada. 

 

Para o ex-governador, Carlos Henrique Guaguim, também homenageado, este momento é a prova que persistência e trabalho árduo por um objetivo traz gratificações. “Em 1989, quando na escolha desta Capital, estava com o meu fusquinha acompanhando todos os acontecimentos da Capital. Comecei a fazer negócios nesta Capital, com muito trabalho pude mostrar que é possível crescer nesta cidade”, enfatizou Guaguim.

 

O deputado federal César Halum, também homenageado, disse que o título vem selar o seu compromisso com a cidade.  “Como legislador há vários anos, o título de cidadão é a maior comenda, aprendi a honrar, e sei do seu valor. Configura um maior compromisso com esta cidade, esperança que o homenageado possa trabalhar muito mais por esta cidade. Por último quero agradecer ao amigo Carlos Amastha pelo trabalho que tem feito por esta cidade”, enfatizou o deputado. 

 

Para o deputado federal, Júnior Coimbra, receber o título de cidadão palmense é aumentar ainda mais seus compromissos com Palmas. “Participei da construção desta cidade e deste Estado, e tive a honra de acompanhar os principais momentos de sua construção e agradeço muito a oportunidade de participar da vida desta cidade que eu amo tanto, e que eu escolhi para criar a minha família”, disse o deputado. 

 

O deputado Eli Borges, além de agradecer o título recebido, falou da contribuição do parlamento, e da consciência política dos palmenses. “Agradeço de coração esta homenagem, acredito que o segredo dos parlamentos está na democracia. Na Assembleia Legislativa estou a cada dia levando a consciência política aos palmenses. Quero também parabenizar ao prefeito pelo excelente trabalho que vem sendo realizado nesta cidade”, disse Borges. 

 

Funcionários

 

O engenheiro agrimensor, Valmir Martins Júnior, que trabalhou como funcionário público desde os primeiros pilares dos prédios da Capital, além de receber o título de cidadão, também entregou ao prefeito Carlos Amastha, uma placa em agradecimento pelo que o gestor vem fazendo pela Capital. “Eu amo esta cidade, cheguei aqui na sua implantação, e não poderia deixar de falar desta cidade maravilhosa, moderna. Prefeito, me orgulho de há 23 anos fazer parte da equipe de servidores públicos que construíram esta cidade. É o momento de desenvolvimento e de alegria. Desde que você assumiu a Prefeitura, a cidade teve um salto de desenvolvimento, e vejo as obras que você tem feito”, disse o homenageado. 

 

Parlamentares

Para o vereador Rogério Freitas, esta solenidade é o reconhecimento para pessoas que trabalharam e continuam trabalhando pelo desenvolvimento da cidade. “Vocês foram homenageados aqui, pois escolheram a esta terra para aqui viverem, e contribuir para o desenvolvimento desta Capital. Palmas era um anexo do Palácio Araguaia, agora trabalha independente e pelo progresso da nossa cidade”, disse o vereador. 

 

Já para o deputado estadual Ricardo Ayres, esta é a melhor forma de agradecer aos pioneiros. “Todos que vieram para cá, para criarem suas famílias, eu que vi esta cidade crescer, e convivi com a maioria dos homenageados daqui, parabenizo a cada homenageados, parabenizo a Prefeitura de Palmas pela ótima programação de aniversário de Palmas”, disse Ayres. 

 

O presidente da Câmara, major Negreiros, falou da emoção em condecorar pessoas que junto com ele fizeram a história da Capital. “Me emociono por ter construído minha família aqui nesta cidade, e ter morado em uma cela de delegacia por não ter casa, mas tudo isso é um orgulho, tenho uma história que se parece com a história de Palmas. A história de Palmas foi construída por todos nós, palmenses de todos os lados, e de todas as lutas”, enfatizou o presidente. 

 

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, falou da emoção em estar à frente da gestão da cidade numa data tão significativa, lembrando da importância em marcar estas datas com solenidades em importantes casas de Leis como a primeira solenidade em alusão ao aniversário da Capital, no último dia 13, na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Nós devemos aos nossos parlamentos as grandes mudanças, e temos muito a agradecer a este parlamento pelo trabalho que faz pela cidade”, disse Amastha.

 

Amastha também falou da mudança em que a população proporcionou nas eleições de 2012, e falou da grande responsabilidade assumida junto com ele para o desenvolvimento da cidade. “Somos responsáveis pela grande mudança que o povo tanto pediu, temos grande responsabilidade a cumprir, e estamos trabalhando dioturnamente para não decepcionar os palmenses.  Parabéns a esta Câmara atuante  e ao Major Negreiros, e a todos que fizeram a história desta cidade, e principalmente, aos cinco ex-prefeitos e as contribuições, para que nos tornássemos esta cidade, que somos modelo para todo o Brasil”, enfatizou o gestor. 

 

Também receberam os títulos de cidadãos, Divino Carneiro, Alexandre Ulbaldo Monteiro, Aldenor Lourenço de Amorim, Herbet Brito, Inocêncio Sampaio (Ceará), José Carlos Bezerra, Cel. Julio César Mamédio, Katia Maia Flores, Mateus da Silva Cardoso, Nilmar Galvino Ruiz, Oneildon Lopes Valadares, Tom Eagleton Rodrigues Fernandes.