Hortas comunitárias da Capital recebem insumos para fomento da produção

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Juliana Matos | Publicado em 29 de setembro de 2021 às 11:47

Aproximadamente 400 produtores serão contemplados com a distribuição de sementes e esterco orgânico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) entrega partir desta quarta-feira, 29, insumos para melhoria e aumento da produção das 22 hortas comunitárias da Capital. Ao todo serão contemplados cerca de 400 produtores com a distribuição de 25 toneladas de esterco orgânico (cama de frango) e mil pacotes de sementes de coentro, rúcula, agrião, salsa e rabanete.

Os produtores da Horta Comunitária da Arse 112 (1106 Sul) foram os primeiros a receber os insumos. O produtor Francisco Mourão da Silva explica que a horta comunitária garante o sustento de cinco pessoas de sua família. "Já estou animado para começar a preparar meu canteiro. O que eu plantar por agora já vai dar para vender em uns 30 dias", explicou.

Maria Siqueira Medrado é produtora da Horta Comunitária Arse 112 (1106 Sul) há 25 anos. Ela explica que a chegada dos insumos estimula todos da horta a melhorar a produção. "Vai ser bom para melhorar a produção para esse fim de ano", afirmou. Morador da Arse 112 (1106 Sul), Manoel Lindomar resolveu comprar rúcula recém-colhida nesta manhã. "A horta é uma boa opção para comprar as folhas frescas e com preço bom", avaliou.

Fomento à produção

Em agosto deste ano, a Seder já havia distribuído casca de arroz a todas as hortas da Capital.  A casca de arroz é um insumo de lenta decomposição que ajuda, na medida em que se decompõe, no enriquecimento do solo e serve de cobertura para canteiros.

A entrega de insumos às hortas comunitárias é totalmente gratuita e faz parte do Programa Municipal de Hortas Comunitárias. O programa estimula a comercialização de hortaliças oferece assistência técnica aos produtores e é uma importante fonte de trabalho para famílias de baixa renda na Capital. "A Prefeitura de Palmas oferece insumos às hortas como uma forma de fomentar a produção e baratear os produtos aqui produzidos de uma forma que ele chegue com mais qualidade e a um preço mais acessível ao consumidor final", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Major Negreiros.