I Circuito Gastronômico das Jabuticabas elegerá o melhor prato à base da fruta

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 03 de novembro de 2019 às 10:01

Festival retorna nos próximos dias 15 e 16, onde os pratos serão apresentados e comercializados

Ela que emprestou seu nome a versos de músicas famosas como a do cantor e compositor, Alceu Valença, em “Morena Tropicana”, e muitas das vezes também fez a alegria de Pedrinho e Narizinho no sítio do Pica-Pau Amarelo, está sendo a vedete em Taquaruçu neste fim de semana, a jabuticaba.

Mas não foi somente a colheita que marcou o início do I Circuito Gastronômico das Jabuticabas nesse final de semana. Para a celebração a esse fruto tão apreciado por todos foi criado um concurso para eleger o melhor prato preparado com essa frutinha.

A jabuticaba é fruta versátil, com ela podem ser preparados desde vinhos, licores, geleias, compotas, sucos, tortas, até molhos para carnes, entre outros. E, para aqueles que já trabalham e tem sua receita caseira, ou mesmo comercializam algum produto a base dessa fruta, é a hora de compartilhar a receita, e quem sabe ganhar o título de melhor prato a base de jabuticaba do evento.

A chef de cozinha, Marluci Costa, cozinheira experiente soube aproveitar bem as possibilidades que essa frutinha proporciona, preparando junto com outras empreendedoras do distrito um verdadeiro banquete com o fruto. “Tivemos pouco tempo para pesquisar as receitas, mas como lá em São Paulo trabalhamos com muitas frutas,  aqui foi um desafio preparar tantas receitas tendo uma fruta com personagem principal, porém a jabuticaba é um fruto muito versátil, e aqui temos muitos pomares e frutos maravilhosos, eu estou muito feliz de participar desse projeto”, disse animada a Chef.

De acordo com o consultor do Sebrae Tocantins, Maicon Dimbarre, o evento surgiu quando os empreendedores estavam fazendo o curso de eventos promovido pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, o consultor disse que aplicou a metodologia Urban hacking: ocupação dos espaços públicos para a geração de negócio.

Maura Baptista, disse que seu pai foi o pioneiro em plantar jabuticabas no distrito, segundo ela, ele trouxe as mudas de Barretos (SP), no ano de 1978, primeiramente plantando em Porto Nacional e finalmente plantando em Taquaruçu em 1979. “Temos dez pés produzindo aqui, é uma fruta que amadurece muito rápido, e esse evento trouxe muitas pessoas  para conhecer e comprar as jabuticabas”

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, apoiar eventos como esses é fundamental para desenvolver o turismo no município, pois  além divulgar o distrito, leva mais turistas para conhecer as belezas do lugar, além de gerar renda aos empreendedores.

Nativa da Mata Atlântica a jabuticaba também adotou Palmas como seu lar, e este mês ela veio com força total pelos quintais a fora no distrito de Taquaruçu, e para celebrar essa abundância de lindos frutos espalhados por toda a cidade, foi criado o I Circuito Gastronômico das Jabuticabas, que teve início já nesse final de semana. E, segundo as organizadoras, será uma primeira etapa para a construção da programação, que retorna nos próximos dias 15 e 16, onde os pratos serão apresentados e comercializados na praça da Criança.

Concurso Gastronômico

As inscrições são gratuitas, apenas preencher os formulários com as receitas e dados pessoais, e podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Turista (Catur) de Taquaruçu, na praça Vereador Tarcísio Machado das 09 às 17 horas, a partir desta segunda-feira, 04, e vai até a próxima sexta-feira, 08, e são exclusivas para os moradores do Distrito de Taquaruçu.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Sebrae Tocantins e Projetos de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo as organizadoras o objetivo principal é a aproximação da comunidade, turistas e empreendimentos locais por meio do resgate da história e cultura, buscando provocar emoções que se transformam em momento memoráveis.