Idosos atendidos pela Sedes participam de confraternizações de final de ano

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 16 de dezembro de 2023 às 08:13

Equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão realizando ações festivas neste período

Com uma agenda cheia de dança, presentes, brincadeiras e diversão, os idosos que são atendidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) finalizaram o calendário de atividades de 2023 em confraternizações que aconteceram nesta sexta-feira, 15. Mais de 200 idosos participaram das festas e celebraram as conquistas do ano que termina.

Teve café da manhã com forró para os frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira e, os idosos de três Centros de Referência de Assistência Social (Cras), churrasco num clube da Capital e visita ao Natal Cidade Encantada.

“Eu estou muito feliz, é muito bom festejar junto com eles, pois esse grupo é como se fosse minha segunda família” explicou a dona Maria Raimunda Santos de 65 anos. Ela mora no setor Santa Bárbara e veio participar do churrasco no Clube da Associação dos Servidores Municipais de Palmas (Assemp) com mais de 60 idosos da região sul da Capital.

O senhor Raimundo Evangelista da Luz contou que sempre está presente em todas as reuniões no Cras e que se sente muito valorizado nestes momentos de confraternização. “É um sentimento de acolhida; hoje mesmo, foi só alegria, só felicidade. Nós brincamos, ganhamos presentes, cantamos. Eu sinto muita gratidão por ter esse grupo de apoio da equipe do Cras”, disse.

As confraternizações foram organizadas pelas equipes dos equipamentos da Sedes e contaram com apoio dos usuários e de entidades parceiras. "Queremos agradecer o apoio da Polícia Civil, Assemp, Igreja Aviva e da comunidade" destacou a diretora de Proteção Social Básica, Erislene Vieira.

Grupos de Idosos

Os Grupos de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Cras de Palmas são espaços que oferecem vivências conjuntas com atividades culturais, de lazer e esportivas para complementar o trabalho social realizado com as famílias, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, com caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência.