II Festival de Audiovisual Curta Palmas vai premiar vencedor com viagem a Gramado

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins/FCP | Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 14:34

Evento acontecerá em maio tem como tema Palmas e sua gente

Já estão abertas as inscrições para o II Festival Curta Palmas.  Promovido pela Fundação Cultural de Palmas, o evento de audiovisual será realizado em maio, durante às comemorações do aniversário da Capital, tendo como tema a Cidade e sua gente.  As inscrições estarão abertas de 15 de fevereiro a 14 de abril de 2023, neste link e o regulamento para participação pode ser conferido aqui.

O Festival Curta Palmas é uma extensão da Mostra Curta Palmas, realizada pela FCP desde 2018 e visa a seleção de obras que enaltecem as manifestações culturais, a beleza, a tradição e a alegria da cidade de Palmas, uma cidade pulsante, que cresce, se desenvolve e fica mais bela a cada ano.

Nesta edição, o Festival Curta Palmas está dividido em duas mostras competitivas: 'Mostra Curtindo Minha Cidade' e  'Mostra Curta Palmas', além de uma exposição fotográfica. O evento será realizado de 18 a 24 de maio de 2023, no Cine Cultura e na plataforma on-line Curta Palmas, de forma híbrida, com a finalidade de promover o acesso do público à produção de filmes e curtas-metragens independentes, além de uma exposição fotográfica.

 

Mostras competitivas

A Mostra competitiva de vídeos ‘Curtindo Minha Cidade’, selecionará vídeos que tenham entre 2 e 10 minutos de duração, produzidos por pessoas residentes em Palmas, com o objetivo de registrar o dia a dia da cidade e sua cultura. 

Ja a Mostra competitiva de curtas-metragens ‘Curta Palmas’, selecionará obras audiovisuais produzidas em Palmas com duração de até 30 minutos, produzidos por cineastas palmenses no âmbito profissional, e a exposição fotográfica ‘Histórias do Cinema Palmense' selecionará os registros fotográficos de filmes realizados por cineastas palmenses, bem como cartazes e fotografias das produções.

Premiação 

Dentre as mostras competitivas serão atribuídos três troféus nas categorias:
a. Mostra Curtindo Minha Cidade: Melhor Vídeo (estilo walking). 
b. Mostra Curta Palmas: Melhor Direção 
c. Exposição Fotográfica Histórias do Cinema Palmense: Melhor Fotografia 

O representante do vídeo vencedor da Mostra Curtindo Minha Cidade será premiado com uma passagem aérea de ida e volta para o 51º Festival de Cinema de Gramado, a ser realizado de 11 a 19 de agosto de 2023, estando incluso também, hospedagem e voucher para participação na abertura do Festival.

 

Inscrições

As inscrições para as Mostras de Vídeos, Curtas-metragens e Exposição Fotográfica  deverão ser realizada até o dia 14 de abril através do formulário disponível aqui .
Confira todas as normas  para inscrições no Edital. Outras dúvidas podem ser respondidas através do telefone 63- 3212-7308.
 

Texto:  Samara Martins/FCP

Edição: Secom