Instituto 20 de Maio qualifica motoristas da ATCP

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Loara Tomaz M. Portelinha da Silva | Publicado em 06 de julho de 2023 às 12:39

Treinamento desenvolve competências importantes no relacionamento motorista-passageiro

Durante o mês de julho, o Instituto 20 de Maio (IVM) promove a segunda etapa do curso 'Excelência no transporte coletivo de Palmas: no trânsito, escolha a vida!', focada no aperfeiçoamento dos motoristas admitidos no início da gestão da operadora de transportes ATCP. A primeira etapa, ocorrida em junho, focou no aperfeiçoamento dos motoristas recém-contratados. O curso visa desenvolver competências essenciais para otimizar o serviço de transporte público de Palmas.

Em quatro módulos, o treinamento desenvolve competências importantes no relacionamento motorista-passageiro, como escuta efetiva, primeiros-socorros e conhecimento dos benefícios dedicados ao usuário de transporte público.

Os motoristas também são instruídos dos seus direitos e deveres como servidores público-municipais e adquirem habilidades úteis à proteção da sua saúde física e psicológica como ginástica laboral, inteligência emocional e habilidade interpessoal. O curso também relembra os profissionais sobre os principais fundamentos da educação e legislação no trânsito.

Até o dia 22 de julho, nove turmas serão ministradas por instrutores do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o instrutor José Filadelfo da Silva, assim como motoristas recém-contratados, profissionais antigos precisam se manter atualizados sobre regras e condutas durante o trânsito, por meio da capacitação. “Mesmo sendo habilitado e trabalhando diariamente, existem infrações ou erros que acontecem por falta de conhecimento. O motorista acredita que estava correto e acaba gerando uma infração. Estamos oferecendo um aperfeiçoamento das habilidades que ele já possui, ouvindo os inúmeros desafios e queixas que ele enfrenta no trânsito e dando ajuda com os profissionais adequados para o motorista poder tomar as melhores decisões no dia a dia.”

Texto: Loara Tomaz - estagiária sob supervisão do IVM

Edição: Secom/Palmas