Instituto Vinte de Maio é entregue aos servidores municipais de Palmas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação | Publicado em 31 de março de 2016 às 17:28

A educação continuada dos servidores públicos municipais de Palmas entra em uma nova fase, com a inauguração do Instituto Vinte de Maio (IVM), na manhã desta quinta-feira, 31, pela Prefeitura Municipal. Reunindo as escolas de Gestão, Saúde e Educação, o IVM beneficiará cerca de 4 mil servidores, por ano, com a oferta de aproximadamente 300 cursos, distribuídos em diversas áreas.

Para a servidora municipal Fernanda Fernandes, é muito importante ter um local fixo e exclusivamente voltado para a capacitação dos servidores. “Com certeza vai ser muito mais fácil e menos buracrático. É muito importante, sem contar que as instalações são novas, confortáveis, com cadeiras apropriadas, e, com certeza, nós vamos utilizar muito”, ressaltou.

Quem também aprovou a estrutura oferecida pelo Instituto Vinte de Maio foi Raimundo Ferreira, professor da rede municipal. O servidor diz que pretende ficar atento aos lançamentos de cursos, pois deseja fazer um mestrado assim que for lançado pela escola de governo do Município. “Eu, como professor, almejo isso, dar continuidade à carreira, fazer com que a educação seja realmente continuada, para conseguir inovar com o meu trabalho na sala de aula, escola, na instituição na qual eu esteja trabalhando”, afirmou.

A inauguração do IVM contou com a presença da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, que deu início à cerimônia. Também participaram da cerimônia o prefeito Carlos Amastha; a presidente do Instituto, Karin Dias; os secretários de Planejamento Gestão e Desenvolvimento Humano, Alan Barbiero, e de Educação, Danilo de Melo; representando a Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Texeira; Maria Luíza Nascimento, idealizadora do projeto que deu origem ao Instituto Vinte de Maio, além de servidores municipais e autoridades locais.

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, o Instituto representa um grande investimento não só para o servidor, mas para toda a cidade. “Se já éramos capacitados na qualidade do nosso serviço, agora seremos mais ainda. Seremos, sem dúvida, melhores remunerados e também mais cobrados pela população”, destacou, lembrando que a remuneração do servidor pode melhorar a partir do momento em que ele se capacita e que quem ganha é a sociedade.

Durante o evento, o secretário Alan Barbiero comunicou que serão lançados dois programas de mestrado profissional voltados exclusivamente para os servidores do município de Palmas. “Teremos um mestrado em Gestão de Políticas Públicas e outro em Tecnologias Educacionais, e nós estaremos iniciando o projeto de capacitação, junto com o TCE-TO (Tribunal de Contas do Estado), com cursos de excelência”, enfatizou, completando que serão lançados, ainda, 60 cursos que serão ministrados pelos servidores do Município. “Estamos valorizando a prata da casa, nossos talentos, através do Programa Servidor Multiplicador”, pontuou.

O secretário Danilo de Melo parabenizou as pessoas envolvidas na criação do Instituto e citou a importância da formação continuada. “Temos um espaço muito importante de formação continuada de todos os nossos servidores. Acho que isso é a grande riqueza de uma gestão. São as pessoas, trabalhadores, trabalhadoras, aqueles que realmente fazem com que as políticas públicas atendam aos anseios da comunidade.”

A presidente do IVM, Karin Dias, na ocasião, agradeceu a confiança depositada pelo prefeito, a toda a equipe e, depois, juntamente com o prefeito e os secretários municipais descerraram a placa inaugural do prédio, entregando oficialmente o Instituto Vinte de Maio aos servidores públicos municipais.

Instituto

O IVM foi criado dentro de uma política de valorização do servidor público municipal, tendo como missão promover a formação continuada dos servidores do Poder Executivo Municipal de Palmas, por meio da unificação da formação e do investimento em ferramentas de gestão.

O prédio do Instituto possui 2000 m² de área construída, dispondo de um auditório para 150 lugares, três salas de aula, sendo uma de informática, outra com mesas e cadeiras e uma terceira com capacidade para 50 alunos, além de biblioteca dotada de computadores e sala de estudo; sala de professores, sala de reuniões e estúdio com ilha de edição.

Aula inaugural

Após a inauguração, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Pós-Graduação em Formação de Gestores Educacionais e Formação de Professores da Educação Básica em Diretrizes Curriculares, voltados para servidores da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, o representante do Conselho Nacional da Educação, José Fernandes de Lima, ministrou palestra com o tema Gestão do Conhecimento na Sociedade da Informação.