Intuituições recebem alimentos produzidos na unidade demonstrativa da Prefeitura de Palmas na área da Agrotins

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 09 de novembro de 2020 às 19:43

Abóboras, melões e bananas foram entregues nesta segunda-feira, 09

Dezesseis caixas com cerca de 450 quilos de melões, bananas e abóboras foram doadas na tarde desta segunda-feira, 09, para cinco instituições que abrigam crianças e adultos em Palmas. As frutas e o legumes foram cultivadas na Unidade Demonstrativa da Prefeitura de Palmas na área do Parque Agrotecnológico do Tocantins onde acontece a Agrotins. Os produtos foram repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que fez a distribuição dos alimentos.

“Hoje direcionamos essas doações para a Clínica de Recuperação Adonay e os projetos sociais Sementinha do Amor e Leão de Judá. Todas estas instituições têm realizado um importante trabalho de acolhimento em nossa cidade. Uma parte das frutas também foi direcionada para a Casa de Acolhida e a Casa Abrigo de Mulheres de Palmas”, informou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Simone Sandri.

O pastor Manoel Albuquerque, representante da Clínica de Reabilitação Adonay, foi retirar a doação e contou que o centro conta atualmente com dez pessoas acolhidas e em tratamento contra dependência química. “Essa doação é muito importante, pois a nossa casa vive somente de doações e parcerias. Geralmente acolhemos cerca de trinta pessoas, mas devido ao período de pandemia estávamos fechados e estamos reabrindo para internações agora”, contou Albuquerque.

Unidade Demonstrativa

A Unidade Demonstrativa é gerenciada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e conta atualmente com uma parceria com a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo. No local além de serem cultivadas frutas, verduras, legumes e cereais também há uma unidade de piscicultura com tanques escavados e elevados. Toda essa estrutura funciona como uma vitrine de novas tecnologias agrícolas testadas pela Seder e repassadas para os produtores rurais de Palmas e região.

"A Seder sabe que é muito importante desenvolver tecnologias que ajudem a aumentar a produtividade das culturas da agricultura familiar e este espaço, além de ajudar na escolha e na disseminação dessas técnicas, também nos possibilita fazer doações para escolas, creches e instituições sociais durante todo o ano agrícola", explica Newton Andrade  Soares, secretário Executivo da Pasta.

O técnico agrícola da Seder, Evaldo Pereira de Santana, explica que a Unidade já existe há mais de oito anos. "Toda a nossa produção é doada e todas as técnicas, equipamentos, manejo de pequenos animais e métodos de cultivo/criação são repassados durante a Feira Agrotecnológica Agrotins e por meio de minicursos, palestras e capacitações durante todos o ano" diz.

De acordo com o servidor, outras doações também acontecerão durante novembro, dezembro e até o início de 2021. "Ainda faremos novas entregas de abóbora e melão e, em março de 2021 vamos iniciar a colheita da mandioca. Para se ter uma ideia de julho de 2019 a novembro de 2020 foram doadas mais de 100 toneladas de alimentos como milho, arroz, legumes e também 400 quilos de tambaqui”, disse Evaldo.