IVM/EGP qualifica servidores em 'Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa'

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 15 de outubro de 2019 às 16:13

Curso teve início nesta terça-feira, 15, e segue até o próximo dia 21

Em busca de conhecimento e aprimoramento das normas da Língua Portuguesa e de técnicas de redações oficiais, servidores municipais estão participando do curso de 'Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa', oferecido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). A qualificação teve início nesta terça-feira, 15, na sala 03 do IVM, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e segue até o próximo dia 21.

A diretora de convênios da Secretaria de Habitação do Município, Patrícia Mendes do Nascimento, é uma das alunas do curso. A servidora conta que já trabalha na área processual e busca aprimoramento para o melhor desenvolvimento de suas atividades diárias, e elogia o material didático, a dinâmica e o domínio do conteúdo da instrutora, Joana Paula Carvalho.

A assistente de gabinete Angélica Lima Abreu Ribeiro também está participando da qualificação. “Pelo fato de a gente usar muito o computador, acabamos perdendo o hábito da escrita correta, porque ele mesmo corrige automático”, comentou a servidora, concluindo que a apostila é de fácil entendimento.

Conteúdo

Dentre os assuntos previstos no conteúdo programático estão: Redação oficial; definição; características; composição do texto oficial; impessoalidade; linguagem dos atos e comunicações oficiais; formalidade e padronização; concisão e clareza; uso dos pronomes de tratamento; tipos de documentos; fechos para comunicações; atualização em Língua Portuguesa; emprego dos pronomes de tratamento; concordância com os pronomes de tratamento; emprego de consoantes e vogais; acentuação gráfica; uso de sinais de pontuação: hífen, aspas, parênteses e travessão; e problemas de construção de frases: ambiguidade, concordância verbal e nominal e pontuação.

A instrutora do curso, Joana Paula Carvalho, foi apresentada pela presidente do IVM, Valéria Albino de Araújo Nunes, durante a abertura da capacitação, nesta manhã, ocasião em que deu as boas-vindas aos servidores participantes.

Joana Paula é graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), coach integral sistêmico, com formação pela Febracis, servidora pública municipal efetiva há 17 anos, no cargo de guarda metropolitano. Possui diversos cursos de qualificação na área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e uma vasta experiência na área de formação.

Edição e postagem: Lorena Karlla