Jardim Aureny III recebe mobilização para VI Conferência Municipal de Cultura nesta quarta-feira, 16

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/Palmas | Publicado em 14 de agosto de 2023 às 12:08

Evento voltado para a comunidade, artistas e fazedores de cultura acontece às 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social da região

Nesta quarta-feira, 16, chega a vez dos artistas e fazedores de cultura do Jardim Aureny III participarem da mobilização para a VI Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 25 e 26 de agosto.  A reunião acontece às 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

A mobilização tem a finalidade de articular a participação de representantes de todas as regiões da cidade na VI Conferência Municipal de Cultural. “Na ocasião serão apresentados os temas e objetivos que irão nortear a Conferência Municipal e a importância de termos o maior número de participantes possíveis para podermos levar delegados para a Conferência Nacional”, explica o secretário executivo da FCP e coordenador da Comissão Organizadora da Conferência, Nélio Lopes.

Na última sexta-feira, 11, a mobilização aconteceu no setor Morada do Sol II. Estiveram presentes fazedores de cultura, professores e artistas. O encontro foi mediado pelo secretário Nélio Lopes e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Karin Thatiana Dias. Na ocasião, o professor de capoeira Cleverson Cardoso fez um convite para a população comparecer à Conferência. “A capoeira ficou um tempo apagada, passou por falta de incentivo, de projetos sociais que fomentam isso e sofreu muito preconceito por parte de algumas pessoas por não conhecerem de fato essa nossa expressão cultural. Então por conta de tudo isso, eu acho de extrema importância que outros capoeiristas e a comunidade no geral se façam presente na Conferência, porque será uma oportunidade única da gente verbalizar isso e procurar caminhos para os nossos problemas serem resolvidos”, disse o professor.

Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura é um espaço de participação social, na qual ocorre articulação entre a gestão municipal, a comunidade, sociedade civil organizada, artistas e fazedores de cultura para analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, que por sua vez escolhe os representantes para a Conferência Nacional, que neste ano resultará na elaboração do Plano Nacional de Cultura.

Dentre as finalidades da Conferência Municipal está a promoção do debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, no intuito de fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, ocasião em que são escolhidos os representantes para a Nacional.

Confira a agenda de mobilização
•    Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Aureny III  16/08 às 19 horas
•    Ponto de Cultura Artefato – Arno 33 (307 Norte) -  18/08 às 19 horas