'Juntos Salvamos Vida' tem como foco a redução de acidentes envolvendo motos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 05 de maio de 2022 às 17:08

Foco este ano é para a redução de acidentes, além de conscientizar a população para um comportamento mais seguro no trânsito

Dados estatísticos apresentados pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), no lançamento da Campanha Maio Amarelo ‘Juntos Salvamos Vida’, na manhã desta quinta-feira, 05, mostram que motociclistas do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos, representam 62% das principais vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos no perímetro urbano de Palmas em 2021. O foco este ano é para a redução desses números, além de conscientizar a população para um comportamento mais seguro no trânsito.

Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), membros do Projeto Vida no Trânsito e órgãos parceiros, a campanha para o secretário de Segurança e Mobilidade, Agostinho Araújo Rodrigues, o tema está na adoção de práticas mais responsáveis no trânsito. “Essa transformação é possível, mas é essencial o envolvimento de todos que fazem parte do trânsito, que são os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, cada um fazendo a sua parte”, enfatizou.

Ainda de acordo com Araujo, a pasta desenvolverá diversas ações durante o ano para reduzir acidentes de trânsito, com intensificação  de blitz preventivas e repressivas, expansão da sinalização viária e semafórica, campanhas educativas nas escolas e instituições.

Lançamento

O lançamento da campanha, no Auditório da ETI Padre Josimo Tavares, contou com a presença de aproximadamente 150 alunos da escola anfitriã e representantes da Policia Militar (PM), Policia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiro Militar (CMB/TO), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e agentes de Trânsito da Sesmu.

Representando o secretario de Saúde do município, Thiago de Paula, a coordenadora de Causas Externas da Semus, Lorenna Martins, enfatizou a importância das parcerias para o sucesso da campanha.  “Acreditamos que todos juntos podemos mudar esse cenário e dados apresentados aqui hoje”, disse.
Durante a abertura da campanha o público conheceu as mascotes ‘Vidinha e Amarelinho’, seguido da apresentação de um vídeo educativo produzido pelos alunos da escola sobre as medidas de segurança no trânsito.  Em seguida, os alunos do 4º ano declamaram poema alusivo ao Maio Amarelo, apresentação de coral e coreografias de dança com o tema ‘Atravessando a rua’.
A gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu,  Kelen Parrião, apresentou um balanço das ações promovidas pela pasta em 2021.

Eventos fatais

O ponto alto da solenidade foi a apresentação da análise dos Eventos Fatais ocorridos no trânsito no perímetro urbano de Palmas, no ano de 2021, apresentada pelo agente de trânsito Zuilton Chagas.  Para o agente, os números são preocupantes e exigem medidas urgentes para a redução de acidentes e um trânsito com menos mortes.

A gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Simone Gondim, fez uma explanação sobre o Plano de Segurança Viária do Estado.

A solenidade contou também com a participação  da coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação em Urgência do Samu de Palmas, Claudete Nascimento, que falou aos presentes sobre as vivências e experiências relacionadas aos acidentes de trânsito.

Ao encerrar a solenidade, a superintendente de Trânsito, Valeria Oliveira, ressaltou que os números demonstram a urgência na  adoção de práticas mais responsáveis pelos condutores, destacando que a campanha será incisiva na diminuição desses acidentes graves e fatais.