Liberados mais de R$ 220 milhões para o BRT Centro

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 15:51

Contrato pode ser assinado até o final deste ano.

O recurso na ordem de R$ 226.550.00,00 (duzentos e vinte e seis milhões e quinhentos mil reais) para a construção do corredor do BRT (Bus Rapid Transit) Centro foi aprovado nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e já está liberado para contratação do financiamento junto ao agente financeiro, Caixa Econômica Federal.

Esse valor faz parte do total de quase R$ 500 milhões concedidos pelo Governo Federal ao Município de Palmas para a implantação do Sistema. O financiamento foi autorizado pela Câmara Municipal ainda no segundo semestre de 2012, através do projeto de lei n.º 10 de 12 de setembro de 2012.

Diante a liberação do recurso pela STN, agora o processo parte para a assinatura junto à Caixa Econômica Federal e em seguida será aberto o processo licitatório para a parte central.

O recurso do BRT Sul, que é totalmente oriundo do Orçamento Geral da União, não é financiamento, e já está em licitação. A obra foi dividida em duas etapas para dar maior celeridade ao processo de implantação.

Entenda

O Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado à realidade e capacidade de Palmas. O novo Transporte Público da Capital nasce com objetivo de facilitar a mobilidade, contribuir com a organização dos espaços urbanos eliminando os vazios e ser um propulsor de desenvolvimento econômico.

O BRT vai transformar o sistema de mobilidade, cumprir o papel de aproximar as regiões Sul e Norte de Palmas e promover melhorias nos mais diversos segmentos como saúde, educação, habitação, além de trazer desenvolvimento social e econômico para a Capital mais nova do País.

Estrutura

O projeto contará com a implantação de um eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Teotônio Segurado será a base da via e as pistas de tráfego de veículo serão mantidas. Ainda serão construídas calçadas e ciclovias

Estações e Terminais

Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.

Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.

Na altura da Ulbra, o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na Avenida NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari.