Manter caderneta de vacinação atualizada previne adoecimento das crianças na volta às aulas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 12:35

Pais devem redobrar cuidados e garantirem a imunização dos pequenos antes do início do ano letivo

Com a retomada do ano letivo coincidindo com o início das chuvas em Palmas, os pais devem redobrar os cuidados com a saúde das crianças. Um dos caminhos é manter a caderneta de vacinação atualizada. Pensando na prevenção e saúde desses pequenos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), destaca a importância da segurança em saúde no ambiente escolar.

Durante o processo de matrícula, além dos documentos obrigatórios, as escolas do Município recomendam que os responsáveis providenciem a cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação atualizada. É crucial que as crianças estejam protegidas devido ao fato de as crianças estarem constantemente em contato com outros colegas, seja na sala de aula, durante atividades recreativas ou ainda nas férias, viajando para outras localidades com circulação viral diferentes.

Além disso, nas escolas, a probabilidade de propagação de vírus e bactérias é maior, o que pode resultar na transmissão de diversas doenças. Portanto, manter a imunização em dia é fundamental para assegurar a saúde e o bem-estar das crianças no ambiente escolar.

Segundo o coordenador da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho, as crianças são o público mais vulnerável para contaminação. “Eles estão ali formando organismo, adquirindo os anticorpos, então, se forem vacinados agora estarão protegidos durante toda a vida. Criança vacinada é adulto saudável”, destaca.

A dona de casa Arlete Oliveira Silva, 53 anos, mãe da estudante Ana Julya Gomes da Silva, de 10 anos,  destaca que sempre mantém a caderneta de vacinação de sua filha atualizada. “Como mãe e cidadã acho que é um sentimento de dever cumprido. É nosso dever como responsáveis cuidar da saúde dos nossos filhos e uma criança vacinada está isenta de pegar muitas doenças. Então desde o nascimento é importante vacinar", afirma.

Sobre as vacinas

Em relação às vacinas disponíveis para o público infantil em Palmas, é crucial destacar a variedade de imunizações oferecidas, incluindo hepatites A e B, penta (DTP/Hib/Hep.B), pneumocócica 10-valente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), vacina rotavírus humano (VRH), meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulta), dTpa (DTPA adulto) e meningocócica ACWY, covid-19 e influenza.

Texto: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus

Edição: Juliana Matos/Secom