Matrizes inseminadas pelo programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Palmas passam por acompanhamento

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 20 de junho de 2020 às 11:52

Atividade inclui a checagem do escore corporal, alimentação e desenvolvimento do feto

Com total de 110 inseminações artificiais em matrizes pertencentes ao rebanho leiteiro da Capital, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) está realizando rotineiramente o acompanhamento dessas matrizes. Dentre os aspectos observados, a atividade inclui a checagem do escore corporal, alimentação e desenvolvimento do feto. Os trabalhos fazem parte da assistência técnica fornecida pela Prefeitura de Palmas ao homem do campo.

 

Nesta nova etapa do programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Palmas, iniciada em maio, 18 propriedades foram atendidas nas regiões de Jaú, Santa Fé Rural, Taquaruçu, Veredão, Três Penas e Entre Rios. As vacas aptas passaram pelo procedimento de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com previsão de nascimento na última semana de fevereiro de 2021. Os primeiros atendimentos começaram no dia 19 de maio deste ano.

 

Escore corporal

 

O médico veterinário Cláudio Sayão, um dos responsáveis pelo programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Palmas, explica que as vacas prenhes precisam de alimentação com adequado poder nutricional para que o ganho de peso esteja de acordo com os índices recomendados.

 

Conforme estudos na área, o índice observado deve ser o Escore de Condição Corporal (ECC). Os especialistas fazem uma avaliação visual das matrizes, checagem da quantidade de gordura por meio da palpação e a cobertura muscular do animal.

 

Ainda de acordo com Sayão, a saúde das vacas deve ser garantida antes mesmo da concepção. Bem-estar é garantia da redução do intervalo entre partos. “O ECC pontua as vacas entre 1 a 5. Queremos que os animais acompanhados pela Seder obtenham em torno de 3,5 desse índice, e assim consigamos em até 83 dias que elas sejam cobertas naturalmente ou inseminadas”, conclui.

 

Segundo com o zootecnista da Seder, Thiago Moreira, foram feitas adequações importantes no uso correto de sal mineral, cuidado importante para a busca de melhores resultados.

 

Nova etapa

 

A próxima fase de atendimento do projeto acontecerá nos dias 6 e 7 de julho. Interessados em obter assistência técnica gratuita pela Seder devem entrar em contato pelo número 3212-7280.