Mercado do agronegócio é destaque na abertura do 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 26 de setembro de 2019 às 17:14

Evento realizado em Palmas seguirá até sexta, 27, com palestras e rodas de conversas

O agronegócio tem passado por importantes mudanças nos últimos anos, e o desenvolvimento tecnológico é a mola propulsora e fundamental fator que tem deixado os produtores mais competitivos. Mas não existem melhorias sem a busca por conhecimento técnico e científico. E na manhã desta quinta-feira, 26, em Palmas, foi dado início a uma maratona de dois dias para a discussão sobre os ‘Desdobramentos para sanidade e reprodução com maior produtividade’, durante o 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO).

O evento seguirá até sexta-feira, 27, no auditório central do Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas, com a participação de empresários rurais, profissionais agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e acadêmicos da área de ciências agrárias.

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), o Simpósio busca mostrar por meio de palestras e rodas de conversas, caminhos para que os produtores consigam ser exitosos com seus negócios, como a realidade do mercado agropecuário, transformação digital no agronegócio, técnicas de suplementação nutricional pós-desmana, impactos da nutrição da eficiência reprodutiva, ultrassonografia de carcaça e estratégias sanitárias para animais confinados.

E a inseminação artificial em Palmas é uma prática que está em ascensão, a exemplo da adoção do Protocolo de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), método que possui diversas vantagens se comparadas ao sistema convencional de inseminação artificial. O IATF está sendo realizado pela Seder em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro).

Basicamente o IATF permite o melhoramento genético dos animais para alinhamento do cio, programação da gestação para o período chuvoso, momento em que a oferta de pasto é maior, e como consequência, melhor rendimento na produção de leite, como explica o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, que acompanhou a primeira etapa do Seminário.

O secretário da Seder, Roberto Sahim, acrescenta que outro ponto primordial e que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal é a melhoria da alimentação dos animais das propriedades assistidas pela Seder. “No próximo ano vamos intensificar e massificar na necessidade de aumentar a qualidade e quantidade dos alimentos para o gado, com emprego de silagem, fenação e uso de probióticos na alimentação bovina. Tudo isso alinhado a melhoria genética dos animais principalmente em relação ao gado para produção de leite”, explica Sahium.

SRB

O 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Prefeitura de Palmas e Ceulp/Ulbra

Edição e postagem: Lorena Karlla