Minicursos são atrações na Fazendinha Água Doce no estande da Prefeitura na Agrotins 2018

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 07 de maio de 2018 às 17:55

De 08 a 12 de maio os produtores podem visitar o espaço da Prefeitura de Palmas na Agrotins 2018

Nesta terça-feira, 08, a Prefeitura de Palmas abre as portas de seu espaço na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) para que os produtores rurais da Capital e de demais localidades que visitam a feira conheçam a Fazendinha Água Doce que foi preparada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), juntamente com seus parceiros, e valoriza o turismo rural. A ideia principal da Fazendinha é proporcionar aos visitantes uma oportunidade de vivenciar o cotidiano rural com suas tradições, construções típicas, ribeirão, animais, horta, equipamentos e até mesmo a culinária do sertão tocantinense. A abertura oficial da Agrotins 2018 está prevista para às 10 horas e a visitação está liberada até às 17 horas.

“Estamos aguardando os produtores com muita informação e muitas novidades aqui na Fazendinha. Nós queremos que eles vejam que é possível implantar o turismo rural em suas fazendas, em suas chácaras e assim, trazer mais uma opção de renda para o produtor. A vida na roça é muito rica e traz uma possibilidade de sair do estresse e da correria dos grandes centros, conhecer os animais e as tradições caipiras”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium.

O diretor de Desenvolvimento Rural da pasta, Bonfim dos Reis, destaca que todos os dias os espaços da Fazendinha estarão funcionando. “A equipe da Seder estará no estande, juntamente com os parceiros, com diversas atividades e atendimentos aos produtores. Também estaremos recebendo os alunos das escolas municipais e os idosos dos Centros de Referência da Assistência Social”, disse.

Na terça-feira, 08, serão ministradas mini palestras sobre criação de aves como galinhas, gansos, patos e codornas, pela equipe técnica da Seder, formada por agrônomos, veterinários e técnicos agropecuários.

Na quarta-feira, 09, o tema em destaque no estande será o peixe, que será abordado em mini palestras com equipe técnica da Secretaria atendendo o público em geral. Também na quarta estará em destaque no espaço da Prefeitura de Palmas o tema “Turismo Rural” com mini palestras sobre os instrumentos expostos no local como o monjolo, engenho, tanques de piscicultura e outros.

Já quinta-feira, 10, os visitantes poderão aprender mais sobre horticultura no mini curso sobre plantio, manejo, adubação etc. Na sexta-feira, 11, Serão realizadas mini palestras sobre animais como bovinos, caprinos, equinos, asininos, e outros, sendo abordados temas como criação, alimentação, vacinas, comercialização.

Na sexta-feira, 11, a Seder participa também da realização do “IV Dia Técnico sobre Avicultura Caipira”, com início previsto para as 09 horas, no estande principal da feira. No período da tarde acontece visitação no estande da Prefeitura de Palmas dentro da programação deste Dia Técnico. No sábado, 12, estará em destaque o projeto Roça para as Escolas.

A Agrotins 2018 acontece de 08 a 12 de maio. Confira algumas das atrações do espaço Fazendinha Água Doce:

Córrego Matrinxã - Na entrada da Fazendinha Água Doce o visitante encontra o Córrego Matrinxã, cujo nome foi escolhido em homenagem a uma espécie de peixe nativa da Bacia Amazônica e comum aqui no Tocantins. Esse peixe também é conhecido como Jatuarana.

Mangueirão - Esse é o local onde serão expostos animais como mini bovinos em frente a esse espaço será montada a ‘larga’ de eqüinos, com pôneis que representam os animais de tração existentes nas fazendas e o jumento chamado ‘Divórcio’.

Casa do sertanejo - Localizada ao lado do ribeirão, a moradia foi construída de adobe, madeiramento roliço e telha colonial. Possui fogão caipira e um forno caipira e demonstra como era a casa do sertanejo.  Ao lado da casa terá um carro de boi estacionado, que será utilizado como mesa, para refeições;

Engenho/Moinho – Essa peça foi fabricada em 1940 e usada na fabricação de açúcar e rapadura durante a Segunda Guerra Mundial. Esse tipo de maquinário era bastante utilizado na região;

Bag Fish – Os tanques para piscicultura com a tecnologia bag fish trazem em 2018 a possibilidade de construção do tanque com tijolos de adobe e com uma lona mais comum, o que barateia os custos. De acordo com os técnicos um tanque custa cerca de R$ 850,00;

Doação de mudas – Em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente serão doadas mudas aos visitantes;

Cultivo de hortaliças – será demonstrado como combater ervas daninhas e como cultivar utilizando o munch (tipo de plástico usado na horticultura);

Espaço para aves - com a exposição de patos, marrecos, gansos, dentre outros com presença de técnicos e veterinários que atenderão os produtores para troca de conhecimentos;

- Espaço para reunião - estrutura feita em pergolado com espaço para rodas de conversa, palestras e mini-cursos;

- Comércio - duas lojas de produtos agroveterinários são parceiras da Seder e estarão expondo seus produtos durante a Agrotins.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)