Mobilização para VI Conferência Municipal de Cultura reúne artistas e comunidade no Jardim Aureny III

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação Secom/Palmas | Publicado em 17 de agosto de 2023 às 14:25

Nesta sexta-feira 18, a reunião acontecerá no Ponto de Cultura Artefato, na Arno 33 (307 Norte), às 19 horas

Com intuito de articular a comunidade para participar da VI Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) realizou a terceira reunião na quarta-feira,16, no Jardim Aureny III, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A reunião de encerramento desta etapa acontecerá nesta sexta-feira 18, no Ponto de Cultura Artefato, na Arno 33 (307 Norte), às 19 horas.

Nesta primeira etapa o objetivo é mobilizar os artistas, fazedores de cultura e comunidade. Conduzindo a reunião, o secretário executivo da FCP e coordenador geral da Comissão Organizadora da Conferência, Nélio Lopes, apresentou o esboço de como será o evento  em âmbito nível municipal, dando ênfase aos eixos que serão debatidos durante o encontro, bem como a temática do encontro que é Democracia e Direito à Cultura.

Lopes explicou também, a importância da participação dos representantes culturais, pois segundo explicou, o quantitativo de presentes no evento é que permitirá o maior número de representantes de Palmas, para elaborar as diretrizes culturais a serem aplicadas na Capital. "Esse é o momento para ouvirmos as propostas diretamente da comunidade, para que possamos ter um plano que de fato represente a cultura da Capital."

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Karin Thatiana Dias, defendeu que a participação da população local é importante para que elas próprias possam conhecer, e também, serem ativos na construção da cultura local. “Nós do conselho de cultura, queremos estimular a participação local, para que elas possam defender os seus pontos de vista, e juntos construirmos uma cultura diferente”, disse a conselheira.

Para a bailarina, capoeirista e gestora do Ponto de Cultura Carlos Marighella,  Rossana Faustino, o encontro é uma importante ação para a democratização das informações e  acesso à cultura. “Nesses momentos nós podemos pensar e pautar políticas para a cultura que pensamos para Palmas, e também o fortalecimento da nossa região, pois a cultura está espalhada nos diversos cantos da cidade”, finalizou a artista.

Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura é um espaço de participação social, na qual ocorre articulação entre a gestão municipal, a comunidade, sociedade civil organizada, artistas e fazedores de cultura para analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas.

Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência Estadual, que por sua vez escolhe os representantes para a Conferência Nacional, que neste ano resultará na elaboração do Plano Nacional de Cultura.

Dentre as finalidades da Conferência Municipal está a promoção do debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, no intuito de fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos, de forma transversal, com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil. Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, ocasião em que são escolhidos os representantes para a Nacional.