Lago Sul e Santa Bárbara recebem vistorias no Dia D contra Aedes

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 08 de março de 2024 às 09:37

Imóveis mal cuidados ou com larvas são notificados para realização da limpeza

Os Dias Ds contra o Aedes aegypti continuam em Palmas. Dessa vez, a mobilização para combater o mosquito foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8, nos setores Lago Sul e Santa Bárbara. Os agentes de endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) passaram de lote em lote para vistoriar e orientar os moradores sobre a importância de manter o imóvel limpo e sem água parada. Os que estavam mal cuidados ou com larvas, foram notificados para realizarem a limpeza.

A notificação foi emitida pela fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs), que é parceira e acompanhou o trabalho dos agentes na ação. Assim que o morador recebe a advertência da limpeza, ele tem um prazo de dois dias para cumprir. Ao retornar no imóvel, se não tiver realizado a exigência, ele pode ser autuado em R$ 50 a R$ 5 mil, a depender do caso.

Apesar de estar com o quintal bem limpo, foi encontrado larvas do mosquito em um vaso sanitário na casa da lavradora, Rosângela da Silva, de 58 anos. Ela conta que tem o hábito de limpar diariamente sua casa e o quintal, mas que agora vai redobrar a atenção porque não esperava encontrar focos na casa dela. “Essas visitas são importantes para lembrar o morador dos cuidados ou de olhar locais que às vezes passam despercebidos”.

Também participaram da ação a equipe de roçagem e limpeza da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) com duas retroescavadeiras e uma mini carregadeira para retirar entulhos e lixos de áreas verdes e lotes baldios da quadra.

Próximas programações

Os próximos Dias Ds estão programados para serem realizados na Arse 24 (210 Sul) no dia 22 de março e no setor Morada do Sol no dia 12 de abril. A Semus ressalta ainda que, além dos mutirões, os agentes de endemias fazem rotineiramente o trabalho de vistoria e orientação à população.