Mulheres da força de segurança incentivam outras conquistarem espaços majoritariamente masculinos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 08 de março de 2024 às 08:34

Atualmente elas estão conquistando mais espaço e realizando trabalhos excepcionais incluisive nas áreas tradicionalmente preenchidas por homens

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher se tornou uma data dedicada à luta das mulheres por direitos. Ainda que muitos deles tenham sido conquistados ao longo dos anos, algumas áreas são, tradicionalmente preenchidas por homens, como é o caso de serviços ligados à segurança e ciências exatas. Nesta data, mulheres excepcionais que fazem parte da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Defesa Civil Municipal (DC) e são agentes de Trânsito e Transportes incentivam outras mulheres a se verem nesses espaços.

A subinspetora Valdelice Oliveira é uma das mulheres que compõem o quadro da GMP e ressalta o esforço para se destacar, mas também o orgulho de pertencer. “Nas forças de segurança, como nos demais órgãos, as mulheres precisam fazer um esforço gigantesco para se destacar. Embora nós tenhamos sempre muita capacidade e competência, principalmente em ambientes que são predominantemente masculinos, com a nossa força, garra e sensibilidade, conseguimos mostrar, não somente para as instituições, mas para toda a sociedade, que nós podemos estar onde quisermos estar”.

“Não foi fácil, rompemos obstáculos e barreiras, mas também tivemos muito apoio entre nós [mulheres] e também dos nossos colegas. Qualquer ato desafiador ou que tentasse desqualificar nosso serviço foram lançados por terra. Na verdade, esses obstáculos só serviram para que a gente alcançasse esse patamar de reconhecimento e respeito da sociedade”, afirmou a superintendente de Trânsito e Transporte, Valéria Oliveira. Ela também deixou um conselho para as mulheres: “que a gente possa ampliar essa rede de apoio, para que possamos dar as mãos e conseguirmos cada vez mais os nossos direitos, porque juntas somos mais fortes”.

A gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres da Defesa Civil de Palmas, Flávia Lustosa, chamou atenção para o fato de que a percepção feminina consegue ajudar na execução do trabalho. “Muitas vezes nós enfrentamos situações de análise de risco e o cuidado com a população e esse olhar feminino faz a diferença no final. O meu recado para as mulheres nesse dia tão especial é: se cuidem, se valorizem, cuidem da família, mas não esqueçam da essência principal da mulher, que é fazer a diferença onde estiver”.