Mulheres também são protagonistas na gestão municipal ocupando diversas funções

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Samara Martins | Publicado em 08 de março de 2018 às 18:01

Capacidade de articulação e gestão é destaque entre as servidoras.

O relatório do Fórum Econômico Mundial sobre igualdade de gênero, publicado em 2016, aponta que o Brasil ocupa a 79ª posição do índice global de disparidade de gênero, tendo as participações econômicas e política como as principais lacunas registradas. Assim, a participação da mulher em cargos de gestão, bem como na elaboração de projetos e políticas públicas se torna fundamental para mudar essa realidade.

Na Prefeitura de Palmas, em que a vice-prefeitura é exercida por uma mulher, Cinthia Ribeiro,  mais mulheres  também são protagonistas e ocupam cargos de gestão. Além de na vice-prefeitura, elas atuam como secretárias, secretárias executivas e em outros cargos de comando nos diversos segmentos da gestão municipal, a exemplo da administradora de empresas, Valéria Albino.

Servidora do Município desde 2005, quando foi aprovada em concurso público, como assistente administrativo, Valéria concluiu a faculdade e continuou a carreira na gestão pública, passando em concurso do Governo do Estado. Atualmente ocupa o cargo de secretária executiva de Planejamento e Gestão, após passar por diversos cargos na área de recursos humanos na Prefeitura de Palmas.

Valéria afirma que a mulher é desafiada quando assume cargos de gestão, principalmente pelo acúmulo de funções. “Nós temos muitos outros turnos de trabalho, em casa, como mãe, esposa, são funções que exigem demais da gente. Então é muito difícil brigar de igual para igual com os homens no mercado de trabalho”. Nesse sentido Valéria vê como diferencial o fato das mulheres terem “Um olhar diferente, mais sensibilidade e garra. Como a vida inteira a mulher foi acostumada a ter que lutar pelo que quer, são menos acostumadas a ouvirem o não e aceitarem. A gente consegue vê mais longe, e enxergar outras formas de resolver as coisas e buscar de fato aquilo que queremos”, frisa.

Para a secretária executiva da Educação, Germana Pires Coriolano, as mulheres, quando estão em cargos de gestão são mais cobradas e precisam mostrar mais sua capacidade. “Inicialmente é um processo difícil, ainda existe muito preconceito. Às vezes temos que ser muito mais firmes, e a gente sente que a cobrança da mulher é maior do que a dos homens. Então a gente luta para acabar com um preconceito em relação ao gênero”, pontua.

Germana, que é professora concursada pela Universidade Federal do Tocantins, está cedida à Prefeitura de Palmas há 4 anos, onde já ocupou os cargos de secretária de Desenvolvimento Urbano, presidente da Fundação de Meio Ambiente, e secretária de Planejamento e Gestão,  explica que o grande desafio é “manter a confiabilidade, é fazer compreender que as mulheres são capazes, é mostrar que tem mulheres extremamente competentes e que é possível ter uma relação de igualdade de gênero”.

Para a superintendente municipal de Projetos Sociais, Sabrina Machado, “a capacidade colaborativa da mulher é uma característica do universo feminino, que deve ser agregada na forma de gerenciar dentro da administração pública”.

Na gestão municipal desde 2005, quando foi aprovada em concurso público, Sabrina acredita que “o maior desafio de quem está à frente de um cargo de liderança é estimular atuação em equipe e parceria. Isto exige competência e habilidade para o saber prestar um serviço de qualidade ao cidadão”. Para ela, estas características são independentes de questões de gênero, entretanto as mulheres possuem uma “energia e entusiasmo que podem ser associadas na construção de uma nova forma de gestão mais participativa, onde as parcerias deixem de ser exceção para ser regra”.

Sabrina destaca também que, apesar das características de liderança, “equilibrar trabalho com a vida doméstica, família e amigos exige muita habilidade e flexibilidade”, desafios constantes para as mulheres que estão à frente da gestão pública.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)