Norma Regulamentadora NR10 está garantindo a segurança nos serviços com eletricidade

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/Palmas | Publicado em 08 de agosto de 2023 às 13:43

Participam da formação 20 agentes de iluminação pública, primeira turma termina nesta sexta, 11

O treinamento da Norma Regulamentadora NR 10 começou na segunda-feira, 7, abordando práticas seguras para realização de inspeções até intervenções em sistemas elétricos, sendo estas atividades desempenhadas na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). Estão participando do curso ofertado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), 20 agentes da Superintendência de Iluminação Pública. 

Para o gerente de Iluminação Pública, Jair Torres Miranda, a socialização dos saberes e dúvidas é essencial. “O gerenciamento é um trabalho bem complexo, você tem que dar atenção aos equipamentos e estar orientando sobre o uso, porque são vidas. O curso vem trazer para a gente esse conhecimento, com o teórico-técnico dos professores, aprendemos com eles e eles aprendem conosco, tentamos fazer da melhor forma possível atender as demandas e solicitações.”

“Trabalho na iluminação faz seis anos, e é a sexta vez que participo dessa atualização, estou aprendendo muitas coisas que ainda não sabia, é bom, porque aplico a segurança que aprendo tanto no meu trabalho como em casa, precismos nos atualizar”, destaca o eletricista e participante do curso, Valtevide Feitosa da Silva.

A formação está sendo ministrada via instrutoria interna do IVM, pelos técnicos em segurança do trabalho, John Henderson M. Santos e Kássio Renê Dias Wanderley.

 

Procedimentos e Medidas de Controle e Prevenção

A NR 10 estabelece medidas de controle que devem ser implementadas para minimizar os riscos envolvidos em atividades elétricas. Isso inclui a identificação de áreas de risco, a utilização de equipamentos de proteção coletiva, como cercas e bloqueios, e a seleção e uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Também é determinada a adoção de procedimentos de trabalho seguros para atividades, desde a realização de inspeções até intervenções em sistemas elétricos, esses procedimentos fornecem um guia passo a passo para garantir que as tarefas sejam executadas com segurança.

O cumprimento das diretrizes, treinamento adequado e incentivo a práticas seguras, além de prevenção da vida, contribui também para um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.