Palestra técnica marca Dia Nacional de Conservação do Solo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 15 de abril de 2014 às 12:27

De acordo com o gestor da Seder, Roberto Sahium, a adoção de práticas conservacionistas em todas as ações do órgão municipal é de suma importância.

Em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado todo dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou uma palestra técnica sobre ações conservacionistas. A data foi instituída pela Lei 7876, de 13 de abril de 1989, em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett (EUA 1881–1960), ferrenho defensor do uso consciente do solo.

“Estamos apenas referendando aquilo que os povos antigos já faziam ao comemorar a colheita, a fertilidade do solo e a produtividade. A celebração do solo já acontece desde os gregos em 600 a 520 A.C.” explica Roberto Sahium, secretário da Seder.

Ainda de acordo com o gestor, a adoção de práticas conservacionistas em todas as ações da Seder é de suma importância. “Enquanto órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural temos que incentivar metodologias como o plantio direto com palha, curvas de nível, terraceamentos e rotação de cultura.”, exemplifica.

Nesta semana, em suas visitas aos produtores, os extensionistas da Seder intensificarão  abordagens sobre a importância do solo e de boas práticas de uso do mesmo.