Palmas abre quatro unidades sentinelas para Covid-19 durante o feriado de Corpus Christi

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 02 de junho de 2021 às 12:21

USF adaptadas são referência para casos suspeitos e estão localizadas na Arno 61, Aureny I, Taquari e Taquaruçu

Nesta quinta-feira, 03, feriado de Corpus Christi, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) manterá abertas quatro unidades sentinelas para Covid-19. São elas: Unidade de Saúde da Família (USF) 503 Norte (Arno 61), USF Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, USF Taquari e USF Walter Morato, em Taquaruçu.

Com exceção da USF Walter Morato, em Taquaruçu, que funciona em regime de 24 horas, todas as demais USF funcionarão das 07 às 19 horas, no atendimento de pessoas com sintomas respiratórios suspeitas de Covid-19.

Vale ressaltar que a USF da 503 Norte  e a USF Eugênio Pinheiro são unidades exclusivas para atendimento de casos confirmados leves ou suspeitos de Covid-19. Já a USF Taquari e a USF Walter Morato, apesar de adaptadas para atendimentos da Covid-19, também atendem demandas relativas a outras queixas.

Quem deve ir à unidade sentinela?

Devem procurar essas unidades aqueles que apresentarem febre associada com algum sintoma gripal e também pessoas - mesmo sem sintomas - que tiveram contato prolongado com pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19. Em todas elas há estrutura adaptada para atendimento multidisciplinar, orientação e testagem.

Segundo a Semus, as unidades sentinelas são a porta de entrada para pacientes com quadro respiratório ou suspeitos de Covid-19. Somente casos mais agudos ou encaminhados pelas unidades sentinelas devem ser direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul.