Palmas celebra franca expansão do mercado de produtos lácteos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 01 de junho de 2023 às 05:34

Cidade conta com quatro laticínios, em 2021 foram produzidos 2.061.000 litros, média de 5.700 litros/dia

Neste dia 1º de junho, Palmas se une à comemoração do Dia Mundial do Leite, celebrando a franca expansão do mercado de produtos lácteos na região. Com quatro laticínios em atividade que podem captar a produção de leite no município, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um panorama promissor. Em 2021, foram produzidos aproximadamente 2.061.000 litros de leite, o equivalente a cerca de 5.700 litros por dia.

E um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento do setor leiteiro em Palmas foram os projetos implementados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) em parceria com a metodologia ‘Palmas para o Leite’ e o programa ‘Balde Cheio’. Segundo o secretário da Seder, Carlos Braga, essas iniciativas visam promover a melhoria da produção e da gestão nas propriedades rurais, incentivando os agricultores a adotarem técnicas mais eficientes e sustentáveis na produção de leite. “Aqui pela Seder temos apoiado os produtores com assistência técnica, organização da cadeia produtiva, serviço de inspeção municipal, capacitações, e melhoramento genético”, disse.

“A Secretaria  está comprometida em fornecer assistência técnica aos pequenos produtores que desejam investir no setor lácteo. A equipe de profissionais da Seder está pronta para prestar suporte e orientação, ajudando os agricultores a implementar práticas eficientes e alcançar melhores resultados em suas propriedades”, garante o secretário.

Ao longo do ano passado, a Seder realizou mais de 240 assistências em bovinocultura, atendendo em torno de 50 produtores das regiões rurais de Palmas. No projeto ‘Balde Cheio’, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são atendidas diretamente duas unidades: o Sítio Estiva e a Fazenda Buritizal, com o objetivo de fornecer conhecimentos técnicos avançados aos produtores, com base em pesquisas e tecnologias inovadoras. Por meio desse programa, os agricultores aprendem a aperfeiçoar a produção de leite, maximizando a eficiência dos sistemas de ordenha, nutrição animal e manejo do pasto.

No programa ‘Palmas para o Leite’, a Seder oferece capacitação e assistência técnica aos produtores, auxiliando na adoção de boas práticas de manejo, para aumentar a produtividade e a qualidade do leite produzido na região. Outro ponto chave do programa é o melhoramento genético do rebanho, visando obter animais mais produtivos e adaptados às condições da região.

Para o diretor de Assistência Rural da pasta, Cláudio Sayão, Palmas é um local de oportunidades para quem deseja investir na produção de leite. “Aqui existe uma demanda forte, uma população que consome os produtos lácteos quem vêm praticamente de fora do município; temos também áreas que podem ser exploradas, e os produtores que procuram assistência técnica podem ter melhores resultados para poder promover o desenvolvimento da bovinocultura com melhores resultados”, enfatiza.