Palmas ganha segundo ecoponto de galhadas na região Sul

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 30 de julho de 2021 às 09:16

Qualquer morador pode direcionar pessoalmente restos de poda ou móveis de madeira sem utilidade a um dos dois pontos de recebimento administrados pela Prefeitura

Além do ecoponto na ASR-SE 55 (512 Sul), a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) possui a partir de agora um segundo espaço para recebimento de galhadas e restos de poda doméstica na região Sul da Capital. O novo ecoponto fica localizado no Condomínio Empresarial Logístico e Industrial da Capital, quadra 04, entre as alamedas São Paulo e Tocantins, lotes 11 a 18, na Rodovia TO-050. Em ambos, qualquer cidadão pode descartar galhadas ou inservíveis feitos apenas de madeira. A abertura de novo ecoponto irá facilitar a logística de recebimento de resíduos.

O primeiro ecoponto de Palmas, localizado na NS-10 atrás do Parque Cesamar, iniciou sua operação em novembro de 2020. Desde então, a Seisp passou a dar nova destinação a 100% dos restos de poda encaminhados para lá pela população ou pelos caminhões de recolhimento programado. Entre janeiro e junho de 2021, a Seisp deu destinação a 5.331 toneladas de galhadas recolhidas.

"Cerca de 90% dos resíduos que recebemos são triturados e direcionados para uma empresa parceira que intermedia o fornecimento do cavaco (lascas residuais) para indústrias locais. Beneficiadoras de grãos e cerâmicas são as consumidoras finais deste subproduto. Os demais 10% passam pelo processo de compostagem para reaproveitamento em canteiros de mudas do Horto Florestal da Fundação de Meio Ambiente (FMA) e espécies cultivadas para o paisagismo pelo Viveiro de Flores da Seisp", detalha o diretor de Limpeza Pública, William Roberto de Ataídes.

Como destinar

O recolhimento de galhadas pode ser solicitado (antes da realização da poda) por qualquer morador pelo telefone (63) 3212-7426 (das 13 às 19 horas). No entanto, qualquer morador pode direcionar resíduos de poda ou inservíveis de madeira, como móveis feitos exclusivamente de madeira ou paletes, a um dos dois ecopontos de galhadas em veículo próprio. O material não pode conter partes de ferro ou outros materiais misturados à madeira. O recebimento nos dois locais é feito das 7 às 18 horas.

Leia também: Manutenção de paisagismo garante beleza da Capital mesmo na estiagem