Prefeitura realiza compostagem de galhadas para adubação de canteiros e programas de arborização da Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 16 de julho de 2021 às 11:17

Material é transformado em adubo orgânico e ajuda a proteger o meio ambiente e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário de Palmas

O reaproveitamento de recicláveis para evitar desperdícios, fortalecer a economia e ainda proteger o meio ambiente é uma questão que a Prefeitura de Palmas busca conquistar para sua rotina. Assim é que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) mantém o projeto de compostagem das galhadas, folhas secas e similares, coletados no processo de limpeza urbana da Capital. 

Com a compostagem, que, grosso modo, pode ser definida como reciclagem de resíduos orgânicos, é possível obter um adubo natural, amigável ao meio ambiente e que é utilizado para a adubação dos canteiros e programas de recuperação da flora urbana.

A transformação desses resíduos é realizada por meio da trituração desse material e a sua transformação em composto orgânico. “Neste processo utilizamos o material que seria enviado ao aterro sanitário, como lixo, para enriquecimento do solo, adubando canteiros e locais de recomposição da flora no meio urbano”, destacou o superintendente de Serviços Públicos, Adão Maia.                                                                              

O ciclo da compostagem da Seisp inicia com coleta de galhadas e folhas, que depois são entregues no viveiro da Secretaria, onde é triturado e decomposto. “O resultado desse processo é um adubo orgânico, que utilizamos na formação dos canteiros mantidos pela Seisp e dos programas de arborização mantidos pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA)”, disse Adão Maia. O produto ainda é aproveitado para manutenção de hortas escolares de Palmas.