Palmas lança três projetos de Parques Urbanos e Plano de Zoneamento Ambiental

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Wédila Jácome / Edição: Juliana Matos | Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 12:44

Projetos irão melhorar a qualidade de vida do palmense e  promover a sustentabilidade

Palmas lança o Plano de Zoneamento Ambiental e três grandes projetos de Parques Urbanos que irão revolucionar o traço urbanístico da cidade, trazendo mais infraestrutura verde e bem-estar, colocando a comunidade em conectividade ao meio ambiente. Para a região Sul, foram apresentados os projetos do Parque do Córrego Machado e do Parque do Sol e, para região Norte, o Parque Conecta Sussuapara. O evento de lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório da ETI Anísio Spínola Teixeira, Setor Bertaville, quando reuniram técnicos da Prefeitura de Palmas, dos Ministérios das Cidades (MCID) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da empresa do governo alemã GIZ, voltada para cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.

Atualmente os projetos estão em fase de contratação de consultoria técnica para elaboração do diagnóstico ambiental, realização de estudos e projetos de drenagem sustentável e programas ambientais. O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Lúcio Milhomem, explica que ainda há um longo percurso pela frente. “Não pensem que se trata de projetos simples, demandarão tempo e recursos”. O presidente também falou do comprometimento da prefeita Cinthia Ribeiro nesses projetos que irão transformar Palmas numa cidade ecológica.

O Parque do Córrego Machado irá contemplar, principalmente, os moradores dos bairros Santa Bárbara, Jardim Aureny I, II, III e IV, União Sul, Irmã Dulce e região circunvizinha. No local serão construídos equipamentos de lazer, esporte e cultura, além de um projeto de preservação do córrego Machado e dos ecossistemas das suas margens.

Outro projeto importante será a construção do Parque do Sol, na região do setor Morada do Sol III, que prevê intervenção para proteger a nascente do Córrego Bota e Tira e, em seguida, a qualificação do Córrego Cipó. Ao fim deste processo, serão iniciadas as obras de implantação dos equipamentos de lazer, como academia, playgrounds, espaço multiuso para eventos e feiras e muito mais.

Na região central de Palmas, mais ao Norte, será implantado o Projeto Suçuapara Conecta, para criar a estrutura do Parque Linear dos Povos Indígenas ao longo do Córrego Sussuapara até o lago de Palmas. O parque promete ser um verdadeiro ponto turístico e de lazer.

Os três parques serão pontos de encontro para os cidadãos, oferecendo espaços de lazer, esportes, cultura e preservação ambiental, tendo como objetivo, não apenas melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também promover a sustentabilidade e o contato com a natureza na capital tocantinense.

Durante o evento, diversos representantes  compartilharam suas perspectivas e compromissos com esses projetos, incluindo o diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Maurício Guerra, a diretora de Transformação Urbana da GIZ, agência Alemã de Cooperação Técnica, Sarah Habersack, o coordenador-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias, Flávio Tavares, e a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Meire Carreira.

Texto: Wédila Jácome

Edição: Juliana Matos