Palmas mostra todo seu potencial e novamente é assunto na mídia nacional

Gabinete da Prefeita

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 06 de janeiro de 2018 às 12:00

GloboNews exibiu reportagem especial mostrando Palmas como destino de férias; Lago de Palmas e Taquaruçu foram destaque

A cada ano Palmas vem se destacando pela sua potencialidade em atrair turistas, que aqui chegam em busca das belezas naturais, tranquilidade e jeitinho de interior que ainda é tão presente por toda a cidade, mas tudo isso aliado a modernidade dos grandes centros urbanos mundo a fora.

Prova disso são os investimentos feitos pela Prefeitura de Palmas na área de turismo com a consolidação de eventos como o Capital da Fé, evento religioso que acontece durante o Carnaval; o Palmas Praia realizado durante o mês de julho com extensa programação voltada para o lazer; o Festival Gastronômico de Taquaruçu, com cinco dias recheados de comida e música de qualidade e o Natal dos Sonhos, uma das épocas mais aguardadas pelos palmenses e turistas que vivenciam toda a magia do Natal.

E a cada vez que Palmas é mostrada na mídia nacional e internacional os palmenses se enchem de orgulho. A cidade agora é destino certo para muitos turistas que procuram novas opções de lazer como as encontradas no Distrito de Taquaruçu, rodeado de cachoeiras e referência quando se trata de ecoturismo.

A reportagem veiculada nesta sexta-feira, 5, pelo canal GloboNews, sugere Palmas como destino de férias. O destaque é para o Lago de Palmas e suas atrações. Também ressalta o calor durante o ano todo e as praias permanente. E não podia deixar de falta o Distrito de Taquaruçu e suas cachoeiras como a do Escorrega Macaco e a Roncadeira com seus 70 metros de queda d'água.

Na avaliação do presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, essa repercussão que Palmas vem tendo é em razão de um conjunto de fatores. “A cidade está bem estruturada e cuidada. Tudo isso somado aos eventos que Palmas sediou nos últimos anos também tem resultado positivo”, destacou ao acrescentar que a cidade é agradável aos turistas e aos moradores. “Estamos no caminho certo”, finaliza.

Arte-Fato

Na manhã deste sábado, 6, foi a vez de todo o Brasil conhecer as ações desenvolvidas no Ponto de Cultura Arte-Fato por meio de matéria exibida no programa matinal da Rede Globo “Como Será?”. O projeto é desenvolvido pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré em parceria com a Fundação Cultural de Palmas. O projeto também conta com apoio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura.

Fundado em 2000, o Arte-Fato já atendeu mais de 40 mil crianças e adolescentes em sua sede, localizada na Arno 33 e no anexo na Arno 61. Segundo a Associação, o objetivo é proporcionar aos participantes um convívio social saudável, acesso fontes de geração de renda e exercício da cidadania por meio da promoção de Artes Cênicas, com aulas de teatro, dança de salão, hip-hop, balé clássico e capoeira; Artes Visuais por meio de desenho e pintura e aulas na área de Música, abrangendo bateria, violão, percussão, teclado e teoria musical.

Na reportagem o público é convidado para conhecer um pouco sobre a vida de algumas crianças beneficiadas pelo projeto. Como o caso do estudante Ramequi Souza, de 15 anos, que há três anos tem aulas de teclado e todas as tardes é presença certa no ponto de cultura.

Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Hector Franco, o projeto Arte-Fato é uma iniciativa fantástica e integra o programa Centro de Criatividade, desenvolvido pela Fundação Cultural com objetivo de proporcionar a formação básica inicial em artes e atividades culturais. "Os projetos apoiados pelo Centro de Criatividade recebem aporte financeiro para manutenção de suas atividades. Nos últimos dois anos foram repassados R$ 200 mil para a Arte-Fato para serem aplicados na manutenção das atividades desenvolvidas”, explicou o presidente.

Franco destaca que a Prefeitura realiza o acompanhamento de todo o processo de formação dos assistidos e além do apoio logístico também divulga os resultados do que vem sendo feito, por meio da realização de Mostras artísticas e demais atividades.