‘Palmas para o Leite’ estimula a produção de laticínio bovino em propriedades rurais do município

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Secom | Publicado em 10 de março de 2022 às 15:12

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, o programa investe no melhoramento do rebanho dos produtores do município

Produtores rurais da Capital que fazem parte do projeto ‘Palmas para o Leite’ seguem colhendo os resultados com o aumento da produção em suas propriedades. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), o programa investe no melhoramento do rebanho dos produtores do município, além de disponibilizar assistência técnica para propiciar o fortalecimento do segmento.

Para este ano a expectativa é realizar mais 700 inseminações para melhoramento genético em matrizes bovinas, uma vez que aumentar o número de procedimentos é uma das metas do projeto nos próximos meses. E para isso foi firmado convênio com o Ministério da Agricultura, além  processo de contratação de uma empresa especializada para dar sequência aos novos protocolos de melhoramento genético de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), assim como aquisição de mais 750 doses de sêmen das raças kiwicross, holandês, jersey e girolando, dentre outras raças que são referência na produção.

‘’Atuamos em diferentes frentes de trabalho com o foco na assistência técnica. E toda a organização se constitui em forma de uma cadeia produtiva. Buscamos ajudar em todas as etapas de produção para que estes produtores possam abastecer o mercado com segurança alimentar, ou seja, a produção de leite é distribuída para as indústrias e elas disponibilizam produtos de qualidade aos consumidores'', lembrou o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão Lobato.

Cerca de 50 produtores são atendidos pelo projeto, e no ano passado foram realizadas 234 inseminações de matrizes artificiais contemplando rebanhos bovinos de diversas propriedades do município.

 

Projeto

As ações do ‘Palmas para o Leite’ estão sendo desenvolvidas pela Seder desde 2019. Neste período, foram realizados inúmeros experimentos para o melhoramento genético com sistema de cruzamento artificial para aumentar a produção de laticínios no município, introduzindo raças de bovinos que são referência  internacionais no segmento.