Palmas passa a contar com Centro de Educação Inclusiva a partir desta segunda, 8

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 05 de janeiro de 2018 às 16:17

Instalado na Escola Municipal Francisca Brandão, Centro será inaugurado às 9 horas, em cerimônia aberta à comunidade

Para beneficiar alunos da região Central de Palmas, identificados com necessidades de atenção especial, a Prefeitura de Palmas inaugura nesta segunda-feira, 8, às 9 horas, o Centro de Educação Inclusiva (CEI), instalado na Escola Municipal Professora Francisca Brandão Ramalho, na Quadra Arse 121. A cerimônia de inauguração será aberta à comunidade.

O CEI contará com uma equipe de multiprofissionais, das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia e Serviço Social, responsáveis por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação, além de acompanhar e avaliar alunos que necessitem de atendimento individualizado e especializado, nas diferentes faixas etárias.

De acordo com o secretário da Educação de Palmas, Danilo Melo, além da região Central, o projeto de Educação Inclusiva será ampliado para a região Norte e Sul da Capital. “Pretendemos usar a tecnologia da informação, intercâmbio e cooperação das pastas da Saúde e de Desenvolvimento Social para promover a educação inclusiva em todas as regiões de Palmas”, enfatiza Danilo Melo.

A rede municipal de ensino de Palmas conta com aproximadamente 600 casos de alunos identificados com algum tipo de necessidade de atenção especial.

Como funciona o CEI

O aluno matriculado em qualquer uma das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas será encaminhado pelo professor da sua escola para avaliação dos profissionais do CEI. Depois de detectado a necessidade de atendimento, o aluno passa a fazer acompanhamento no contraturno das suas atividades pedagógicas, que pode ser uma ou duas vezes por semana.

Reforma

A Escola Municipal Francisca Brandão recebeu reforma em sua estrutura para, além de realizar as atividades promovidas pelo CEI, atender também o Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano. Dentre os serviços executados estão: pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas e a troca do telhado atual por telhas com material de isolamento termo acústica. Na unidade, também foi construído um espaço de lazer e convivência para prática de atividades escolares no contraturno.