Palmas receberá a Tocha Olímpica Rio 2016 em Junho

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 08 de dezembro de 2015 às 14:42

A passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 na Capital tocantinense está confirmada para o dia 11 de junho, e o evento terá celebração na Praia da Graciosa em horário a definir. A escolha de Palmas pelo Comitê Organizador dos Jogos foi anunciada em Brasília em julho, constando na lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da chama Olímpica pelo País. Para acertar os detalhes do evento, a equipe da Tocha Olímpica, liderada pela gerente regional da Tocha Olímpica, Amanda Cerqueira, reuniu-se com o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Cleyton Alen, da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, e Secretaria Municipal de Acessibilidade Mobilidade e Transportes nesta terça-feira, 08, a fim de preparar um projeto adequado às necessidades da cidade.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, receber a visita deste tão valioso símbolo olímpico, representa uma grande oportunidade de divulgação turística da cidade em nível nacional e internacional, tendo em vista que a imprensa nacional e internacional estará voltada para a cobertura dos acontecimentos em torno dos Jogos Olímpicos, Rio 2016.

A Tocha Olímpica vai viajar por todo o Brasil. Serão cerca de 90 dias de revezamento e a Tocha passará por mais de 300 cidades do Brasil. Mais de 10 mil pessoas foram indicadas, em Palmas serão 155 pessoas que levarão a Tocha Olímpica. Em fevereiro de 2016 o comitê organizador divulgará  a lista de todos os selecionados para carregar a Tocha Olímpica.

O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros, dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A chama Olímpica

Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, e uma skaphia, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao Templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. (Com informações Comitê Olímpico)