Para garantir a saúde da pessoa idosa, Prefeitura de Palmas realizou de janeiro a julho de 2021 mais de 74 mil atendimentos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 30 de julho de 2021 às 16:51

Idosos com mais de 60 anos são acolhidos, de forma prioritária, nas Unidades de Saúde da Família da Capital

Com atendimento prioritário na rede municipal de saúde, a população idosa residente em Palmas recebe acompanhamento contínuo e de qualidade por parte da Prefeitura. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital, de janeiro a julho de 2021, mais de 74 mil atendimentos foram realizados para garantir a saúde e a qualidade de vida dos mais de 26 mil idosos cadastrados no Sistema E-SUS.

Segundo o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária da Semus, Ilton Júnior Batista, é na Unidade de Saúde da Família (USF) que o idoso é recebido e acolhido. “Muitos deles, inclusive, procuram as unidades em busca desse acolhimento, pois o processo de envelhecimento pode gerar mudanças sociais e familiares”, observa Ilton Júnior ao acrescentar que uma das ferramentas utilizadas e que otimizam o acompanhamento é a Caderneta da Pessoa Idosa. O documento é de máxima importância, pois mostra o perfil do paciente idoso, suas consultas, exames, dados clínicos, vacinação e procedimentos que possa ter realizado.

Batista explica que o núcleo familiar muda de acordo com o tempo. “É um ciclo de vida e nesse período muitos filhos saem de casa, o que pode fazer com que os pacientes idosos se sintam sozinhos". Ainda de acordo com o profissional, o atendimento psicológico e apoio emocional proporcionado pela Equipe de Saúde da Família (ESF) é de extrema importância para que o usuário passe por esse momento com qualidade de vida.

Atendimento domiciliar

A Semus oferece aos idosos acamados ou em situação de vulnerabilidade social o atendimento de forma gratuita em suas casas. Uma equipe completa de profissionais faz a busca nas residências dos usuários com 60 anos ou mais e realiza os atendimentos necessários, como procedimentos bucais, clínicos, vacinação e avaliação de diagnóstico.