Parceria da Seder e Rancho Pitayas irá expor bezerros que melhor atendem pequeno produtor

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 10 de maio de 2023 às 11:31

Criação de raça jersey é indicada para quem não tem grande área e deseja investir na cadeia produtiva de leite

Rancho das Pitayas, propriedade assistida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), firma parceria com a pasta para levar a Agrotins sete animais entre bezerros e bezerras da raça jersey. Por ser rústica e pequena, a raça serve bem para pequena propriedade e tem produção elevada de leite. Com a parceria, a secretaria disponibilizará uma área na Fazendinha do Calor Humano para que os proprietários do rancho possam apresentar seus animais ao público e comercializá-los. A 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), acontece de 16 a 20 de maio.

A Fazenda Pitayas é assistida há três anos pela Seder e durante esse tempo foi aplicada nas matrizes a biotecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A técnica obtém várias vantagens com relação ao sistema convencional de inseminação artificial. Nela, o cio dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor e reduz o intervalo entre os partos.

O diretor de Assistência Técnica, Cláudio Sayão, explica que quando iniciou os trabalhos a propriedade não tinha rebanho. “Começamos com orientação para as instalações, formação de pastagens e capineiras, gestão da propriedade, e hoje a fazenda já se desponta na produção de leite”. Cláudio que também é médico veterinário, explica que a raça foi escolhida por melhor se adaptar a região do Tocantins, ser dócil, rústica e isso causa menor problema sanitário dentro do rebanho, e por serem animais pequenos é indicada para áreas pequenas. A raça também é indicada pela muita produtividade de leite com alta qualidade e alto teor de gordura.

Além do leite, a propriedade agregou valor ao produto e vem produzindo queijo. O diretor conta que o sucesso da propriedade está no equilíbrio entre a nutrição adequada e a genética. Agora a propriedade se prepara para dar mais um paço que é se inscrever no Selo de Inspeção Municipal (Sim), uma certificação que comprova a qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal produzidos no município. Esse certificado é obrigatório para quem deseja comercializar seus produtos dentro do município.

Para a Seder, o objetivo da parceria é incentivar o pequeno produtor rural a adotar animais com alto potencial produtivo, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário de Palmas, uma vez que o melhoramento genético é uma das principais ferramentas para aumentar a produtividade e a rentabilidade na pecuária.