Parceria entre Seder e Senar/TO leva curso sobre derivados de leite a produtores de Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Cid Biavatti / Ascom Seder | Publicado em 28 de junho de 2022 às 18:38

Capacitação ocorreu entre os dias 20 e 24 de junho, na Fazenda Buritizal, em Taquaruçu

A capacitação em Produção de Derivados de Leite, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), na semana de 20 a 24 de junho, repercutiu positivamente entre participantes e organizadores. Realizada na Fazenda Buritizal, no Distrito Taquaruçu, com duração de 40 horas, o curso contou com a participação de dez produtores de leite do município e dois técnicos.

Oriunda de Minas Gerais e há menos de seis meses morando em Palmas, Melissa Pozzato Wanderley aproveitou o curso como uma oportunidade de se aproximar mais de seu objetivo de produzir derivados de leite na Capital. Ela explica que seu pai trabalha com leite há algum tempo, e por isso já está acostumada com a atividade. Para Melissa, o fortalecimento da cadeia de leite passa pela cooperação e integração do pequeno produtor com a agroindústria. Segundo ela, é essencial trabalhar com bons produtos e com certificação, tanto que já procurou a Seder para se informar sobre o Serviço de Inspeção. “Queremos fazer tudo correto, adquirir o (selo) SIM primeiro, estar dentro da legalidade e estimular os pequenos a entrarem nessa cadeia”, acrescenta.

A instrutora do Senar/TO Patrícia Oliveira destaca a presença dos produtores locais, que inseriram o curso em sua rotina diária durante uma semana, em um esforço para se qualificar e ampliar suas possibilidades de produção. “Foi uma semana corrida, em que a dedicação dos produtores possibilitou a troca de experiências. Tudo correu bem e até saíram coisas novas, como a geleia de pitaia e o iogurte de pitaia. Nós nos unimos e produzimos uma mesa bonita e repleta”, salienta Patrícia.

Cláudio Sayão, médico veterinário da Seder, vê como positivo o resultado da capacitação, já que possibilitou aos participantes conhecer o processo de produção de derivados de leite. “Fortalece a cadeia produtiva, oportuniza a produção mais diversificada e agrega valor. O acesso a outras formas de elaboração desses produtos cria uma oportunidade de inserção no mercado, com retorno satisfatório aos produtores”, destaca Sayão.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Thiago Dourado, enfatiza a necessidade de se agregar valor aos produtos oriundos da produção agropecuária familiar, como catalisador de desenvolvimento nas regiões produtoras inseridas no município, priorizando a produção certificada. Com relação à cadeia produtiva de leite, Dourado entende que a tendência natural é que “o pequeno (produtor) vai entrar no processo industrial”. Ainda de acordo com o secretário, Palmas conta hoje com quatro laticínios inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “Temos potencial de melhorar essa estrutura, fazendo projetos da agricultura familiar certificados, para que esses produtos sejam inseridos no mercado, com origem certificada, qualidade e segurança alimentar”, finaliza Dourado.

Além dos produtores, participaram da capacitação o diretor de Assistência Técnica da Seder, Valderi Salazar, o médico veterinário Romão Vidal, e a proprietária da Fazenda Buritizal e anfitriã, Ariana Braga.

A parceria entre a Prefeitura de Palmas, representada pela Seder, e o Senar/TO, prevê a realização de outros cursos, com temáticas adaptadas às demandas dos produtores familiares do município.

Texto: Cid Biavatti / Ascom Seder

Edição: Secom