Parque Ecológico dos Povos Indígenas guardará memória dos I JMPI

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Samara Martins | Publicado em 31 de outubro de 2015 às 15:25

A estreita relação entre o indígena e a natureza também será registrada na memória dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, com o lançamento, às margens do Ribeirão Taquaruçu, na Avenida Teotônio Segurado, do Parque Ecológico dos Povos Indígenas. O plantio de 200 mudas de espécies nativas, na manhã deste sábado, 30, foi a pedra fundamental do santuário ecológico que fica instalado em uma área de preservação permanente.

Articulador dos I JMPI, Carlos Terena, explicou que dentre as árvores plantadas estão mudas de andiroba, a mesma árvores tirada para fazer as canoas utilizadas nos Jogos. “Esta é uma forma de devolvermos a natureza o que delas tiramos. De mostrarmos a sociedade que estes Jogos são verdes, ecológicos, que a gente busca não degradar nada”, disse.

De acordo com a presidente da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Germana Pires Coriolano, além de andiroba, entre as 200 árvores plantadas pelos participantes dos JMPI, estão oiti, buriti, genipapo, ipês roxo e amarelo, jamelão e faveira de bolota.

“Este plantio é a pedra fundamental do Parque, vamos trabalhar para que ele cresça preservado, como memória da realização dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas”, explicou Germana.