Parte do Imposto de Renda 2022 pode ser doada a instituições que atendem grupos vulneráveis

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 17 de março de 2022 às 16:50

Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa de Palmas aceitam doação do programa Imposto de Renda Solidário

Os contribuintes que realizarem a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 podem direcionar parte do valor devido para instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos em todo o território nacional. O programa ‘Imposto de Renda Solidário’ permite que pessoas físicas façam doação de até 3% do IR e pessoas jurídicas 1% para os fundos municipais, estaduais ou nacionais.

A iniciativa é uma oportunidade para ajudar pessoas de diversas idades em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O prazo final para entrega da Declaração de Imposto de Renda 2022 termina no dia 29 de abril.

A doação feita por meio do IR não interfere nas deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte que escolher aderir ao programa.

Passo a passo

1 - Podem doar as pessoas que têm imposto a pagar ou imposto a restituir, sendo necessário optar pelo formulário completo.

2 - Selecione o item ‘Doações Diretamente da Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente ou do Idoso (ECA).

3 - Clique no botão ‘Novo’ e selecione a opção do CNPJ do fundo para o qual deseja doar, pode ser Municipal, Estadual ou Nacional.

4 - Escolha a quantia que será doada - o valor disponível já é calculado pelo programa do IR.

5 - Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, mesmo após pagar ao Fundo, deve imprimir dois Darfs, sendo um referente ao pagamento do IR devido e outro referente à doação. Em caso de restituição, deve imprimir apenas um Darf, correspondente a doação.

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas - FIA

CNPJ: 17.796.090/0001-71