População leva cães para ação de testagem de leishmaniose nesta sexta-feira, 21

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus/Palmas | Publicado em 21 de julho de 2023 às 15:28

Ação ocorreu pela manhã e à tarde, em duas Unidades de Saúde da Família na região Sul

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) promoveu nesta sexta-feira, 21 de julho, o D de testagem de leishmaniose visceral canina (calazar). A ação ocorreu das 8 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima Araújo de Paula, localizada na Arse 13 (108 Sul) e na USF Loiane Moreno Vieira, que fica na Arse 24 (210 Sul).

Ademilton Guimarães, é biólogo e coordenador do setor de controle de animais reservatório da UVCZ e destacou a importância da população estar levando os seus cãezinhos. “É de suma importância que a comunidade faça um esforço para trazer o animal para fazer a testagem para a detecção da leishmaniose visceral canina. As pessoas que têm cães acima de 6 meses de vida podem trazer o animal, a gente faz o teste rápido e o resultado sai em 15 minutos”, ressaltou o profissional.

Ele ainda alerta que é imprescindível que a população faça esse monitoramento com o animal para saber se ele possui a doença ou não. O biólogo ainda faz algumas orientações que devem ser seguidas, como cuidados com o manejo ambiental, fazer a limpeza do quintal onde o bichinho vive, o encoleiramento para repelir o mosquito-palha. Segundo ele, esse monitoramento precisa ser realizado pelo menos duas vezes ao ano.

O engenheiro agrônomo Héder Luiz Almeida Pereira,  50 anos, levou suas duas cachorrinhas para fazer o teste. “Primeiro temos que observar a questão da família que temos em casa, porque é uma doença muito séria, que pode nos trazer perdas irreparáveis. Nós temos os nossos vizinhos, todas as pessoas que gostamos perto da nossa residência,” afirma o morador.

José Raimundo da Costa, de 51 anos, é agente de combate a endemias e também estava trabalhando na ação. Ele ressalta que para a prevenção é necessário fazer o teste a cada seis meses, estar com o cartão de vacinas em dia e sempre cuidar do seu pet.

A Semus informa que o cidadão que não conseguiu levar o seu animal hoje, pode ir presencialmente à UVCZ, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, para fazer a testagem de leishmaniose em cães. O teste é gratuito e não há necessidade de fazer agendamento prévio.