Prefeita Cinthia assina projetos que propõem mecanismos de desenvolvimento feminino

Secretaria Municipal da Mulher

Autor: Georgethe Pinheiro / Edição: Juliana Matos | Publicado em 09 de março de 2024 às 06:44

Anúncio foi feito durante o evento Conectando Mulheres, realizado em celebração ao 8 de Março, para homenagear batalhadoras de todas as classes sociais

Neste 8 de Março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou um evento especial para homenagear mulheres e reafirmar o compromisso com o empoderamento feminino, como forma de se alcançar a tão sonhada igualdade entre gêneros. O evento aconteceu no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues Parque do Povo. Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro assinou três projetos de lei anteriores que contemplam mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência familiar e doméstica. O primeiro deles oferece microcrédito especial, por meio do Banco do Povo, com juros mais atrativos, como forma de incentivo ao empreendedorismo e ascensão feminina palmense. O segundo anteprojeto de lei prevê a concessão de passe livre no transporte público urbano de Palmas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O terceiro prevê reserva de 5% de vagas para contratação de mulheres pelo Poder Público Municipal. As beneficiárias precisam morar em Palmas e viver em situação de vulnerabilidade.

“Esses projetos de leis permitirão que Palmas avance ainda mais nas ações que impactam de fato a vida das mulheres, melhorias reais. E fazer por meio de lei garante que esse avanço não será interrompido, independente de troca de gestor”, explicou a chefe do Executivo Municipal. A prefeita Cinthia Ribeiro também falou sobre sua experiência à frente da Gestão Municipal e os desafios de ser uma mulher na política e no comando de uma capital brasileira. Ela disse que é necessário que as mulheres somem e apoiem umas às outras, superando a competitividade.

Homenagens

O evento Conectando Mulheres homenageou diversas mulheres que se destacam no cenário municipal, entre elas: Ana Elisa Aparecida da Silva, motorista de ônibus; Miriam Moreira Silvestre, empresária do ramo da confeitaria; Elisangela dos Santos Gonçalves, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Entorno de Palmas; Jessica Kaliny, fisioterapeuta; Kellen Duarte, ex-empresária e mãe de família; Val, empresária do ramo de eventos e a prefeita Cinthia Ribeiro.

“Hoje é um grande dia, temos muito que comemorar. Temos de celebrar as lutas de muitas mulheres, que nos permitiram estar aqui hoje. Não é fácil ser o que somos e fazer o que fazemos. Nós mulheres podemos viver o extraordinário, nos apoiando e construindo juntas. Porque o desafio é muito grande, é preciso duelar 24 horas para mostrar que somos capazes de estar onde estamos. Parece que sempre precisamos provar que somos capazes”, concluiu Cinthia Ribeiro.

Programação

A programação contou com palestra da jornalista Izabella Camargo, autora do best-seller “Dá Um Tempo! Como Encontrar Limites em um Mundo Sem Limites”. Ela também é vencedora do Prêmio iBest, como maior influenciadora de RH no Brasil e, na ocasião, falou sobre suas experiências pessoais e profissionais. Além da palestra, as convidadas também contaram com um espaço de convivência e troca de experiências, onde tiveram a oportunidade de interagir e falar sobre seus desafios, superações e resiliência. No local, ainda foi oferecido um coffee-break e as mulheres que levaram filhos pequenos puderam contar com um espaço kids, onde os pequenos tiveram acolhimento, diversão e entretenimento.

A secretária municipal da Mulher, Fernanda Halum Pitaluga, explicou que o Conectando Mulheres foi idealizado para todas as mulheres de todas as classes sociais. “Temos aqui representantes de vários segmentos da sociedade”, explicou a segurança.  Ela disse ainda que é importante lembrar que as mulheres se unem e se completam em suas diversidades. “Cada uma com a sua beleza, cada uma com a sua história. Hoje esse evento veio contemplar exatamente isso, que todas nós temos as nossas belezas e a nossa história de superação”, completou.

A recepcionista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Regional Maysa Gomes elogiou a iniciativa. Para ela, eventos como este permitem a interação, enriquecem e melhoram o ambiente de trabalho, “Às vezes ficamos muito tempo em uma secretaria e não conhecemos os colegas que estão em outro órgão, na mesma função”, avaliou. Já a servidora pública estadual e empreendedora social Sônia Mundim falou sobre a importância do evento e sobre como a administração municipal tem se empenhado em apoiar as mulheres. “É muito importante que sempre possamos ter essas trocas de experiências, para convivermos e nos reabastecermos para nossas lutas diárias”, afirmou.

No receptivo do evento as mulheres poderiam registrar suas histórias em uma tela gigante, disponibilizada na entrada do auditório. A saudação de chegada ficou por conta da cantora Malusa, que apresentou uma trilha sonora bem diversificada e arrancou aplausos do público. Na sequência, houve apresentação do Coral Jovem Feminino da Guarda Metropolitana de Palmas. Todas as apresentações foram traduzidas em libras.

Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Juliana Matos