Prefeita Cinthia Ribeiro entrega reforma completa da Unidade de Saúde Jardim Aureny II

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 14 de março de 2024 às 07:01

Investimento de mais de R$ 1 milhão garante melhorias estruturais e de equipamentos

Comprometida com o desenvolvimento da cidade e da melhoria de vida da população, a prefeita Cinthia Ribeiro realizou mais uma importante entrega. Desta vez, a comunidade do Jardim Aureny II recebeu na tarde desta quarta-feira, 13, a obra de reforma completa da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. O investimento total é de R$ 1.114.991,62, proveniente de recursos próprios da gestão, aplicado na parte estrutural e aquisição de mobiliário.

A parte estrutural contemplou o investimento de R$ 1.018.997,90 para a troca total das instalações elétricas e hidráulicas, telhado, piso e pintura. A recepção também recebeu uma reestruturação, o que possibilitou torná-la integralmente climatizada. Além disso, as adequações garantiram acessibilidade interna e externa. Outros R$ 95.993,72 foram aplicados para a aquisição de novos mobiliários e equipamentos para aprimorar e agilizar os atendimentos dos profissionais, assegurando mais qualidade e conforto para os cerca de sete mil moradores que têm o local como referência.

“Inúmeras são as demandas e hoje entregamos mais uma. E fizemos tudo com muito amor e dedicação, para termos uma unidade de saúde modelo, porque antes tinha uma gambiarra de fios e agora estamos entregando um equipamento padrão, que será modelo para as nossas outras USFs, com acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção”, declara a prefeita.

Cinthia Ribeiro destaca ainda que a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) é central na sua gestão. “Passamos por anos de pandemia e foi o nosso sistema público de saúde que possibilitou salvar vidas e nos dar respostas eficientes, como a vacinação. E essas melhorias, essa nova política que Palmas vive deve permanecer e a população deve cobrar que o bom serviço prestado continue. Sejamos fiscais na execução do orçamento, na destinação das emendas, porque falar que enviou dinheiro é fácil, agora empenhar e executar é o resultado que precisamos cobrar. É sair do discurso e ir para a prática, fazer tudo ao mesmo tempo, com eficiência e serenidade, como estamos fazendo agora”, enfatiza Cinthia ao adiantar que as próximas entregas serão as obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e a USF Jardim Taquari.

Para a secretária municipal de Saúde, Anna Crystina Mota Bezerra, essa entrega representa um marco, pois atesta o compromisso da gestão municipal em aprimorar os serviços de saúde a toda população. “A reforma completa da unidade Jardim Aureny II integra um pacote de obras que contemplará mais espaços de saúde. Queremos reformar todas as unidades de saúde e revolucionar positivamente a saúde pública na cidade”.

Acesse aqui e veja as fotos de como ficou a unidade

Dia de festa

É uma entrega histórica e regada a sentimentos na vida da agente de saúde Juliane Noleto. “Minha relação com a USF Jardim Aureny II começou como paciente, quando em março de 1995 recorri ao local para realizar o meu pré-natal. Logo depois me tornei servidora pública e há 18 anos faço parte da história da unidade. Para mim é um orgulho grande vê-la reformada, de cara nova, com estrutura perfeita, além de ser um ótimo local para trabalhar”, exalta.

Quem também tem boas histórias para contar é a líder comunitária Iraci Ferreira da Silva, de 64 anos. Moradora do Jardim Aureny II desde abril de 1991, ela relembra que a reforma é uma demanda antiga da comunidade e agora é realidade. “É uma satisfação imensa, pois lutamos muito por isso. Hoje recebemos esse verdadeiro presente”, conclui.

A pedagoga Ludymilla dos Santos, de 35 anos, não perdeu a chance e acompanhou de perto a entrega. “Meus avós usam bastante os serviços da unidade e recebem um carinho especial de todos. A agente de saúde sempre atende bem e não temos dificuldade em ter assistência. Agora ganhamos uma estrutura nova para melhorar ainda mais os serviços prestados”, declara a pedagoga.

Estrutura

Fundada ainda no ano de 1995, a Unidade de Saúde Jardim Aureny II atende exclusivamente os moradores do bairro (exceto as quadras 53 a 58). Com equipe completa, os serviços contemplam: atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; saúde da criança, da mulher (planejamento familiar, pré-natal, puerpério, exame preventivo do câncer do colo do útero); do homem e idoso; atendimento em áreas programáticas (controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST -, hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e outros); imunização (vacinas); nebulização; curativos; administração de medicamentos; dispensação de preservativos e contraceptivos; atendimento de grupos de educação em saúde e visita domiciliar.

Texto: Redação Semus

Edição: Denis Rocha/Secom