Prefeita de Palmas recebe diagnóstico do Estudo de Ordenamento Territorial da região Sul de Palmas

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 16 de agosto de 2018 às 14:59

O estudo traz como proposta a implantação de um Hub Aeroportuário, parque tecnológico, plataforma de logística, parque empresarial,  distrito industrial e operação urbana consorciada

Um estudo sobre o  desenvolvimento focado na logística aeroportuária, através do Hub (aeroportos que são os principais centros de operações de vôos comerciais) de Cargas Aeroportuárias, foi apresentado à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e secretários na manhã desta quinta-feira, 16, na sala de reunião do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

A empresa de Consultoria Ária apresentou o estudo de ordenamento territorial - Masterplan da região Sul de Palmas, que abrange Taquaruçu Grande, São João, Aurenys, Taquaralto e parte de Taquari, como potencial gigantesco para desenvolver  atividades de logística e aeroportuária na Capital.

O estudo do diagnóstico aponta as potencialidades da região Sul da Capital sob as perspectivas de um pólo regional aeroportuário e logístico que abrigaria aproximadamente 40% da população do Município de  Palmas, com investimentos em tecnologia, logística, serviços, turismo, agronegócio, fruticultura, E- comerce, indústria aeronáutica, energia solar, dentre outras.

Para o presidente do Impup,  Ephim Shluger, o Masterplan da região Sul de Palmas está dentro do processo de elaboração de revisão do Plano Diretor da Capital. “Ele  traz insumos muito importantes de como desenvolvermos atividades de logísticas e aeroportuária, tendo como ideia inicial a participação  da Infraero, sobre  a duplicação do aeroporto,  com uma nova pista para aviões de carga, isso facilitaria para que Palmas se consolidasse  como hub de transbordo de produtos”, disse.

Ainda de acordo com Shluger, a região tem grande possibilidade de desenvolvimento de transporte hidroviário, dependendo de investimentos na infraestrutura, acrescentando que o estudo vem contribuir com a elaboração das leis complementares, de parcelamento, uso e ocupação do solo (zoneamento).

Para a prefeita de Palmas, o diagnóstico da região  Sul de Palmas é fundamental para que a Capital dê um salto para o futuro. “Temos que estar inseridos nestes novos conceitos de parque tecnológico e empresarial, nova economia, desenvolvimento tecnológico e preservação ambiental, com qualidade de vida”, concluiu.

O Masterplan da região Sul de Palmas traz como premissas ainda, a Capital como multiregional e uma cidade inteligente, com a implantação de intermodalidades e conexões de logística.

Perspectivas econômicas

De acordo com o estudo, 120 novas empresas  de diferentes portes se instalariam na região Sul de Palmas, gerando 9.226 empregos, criando uma massa salarial anual de R$ 198 milhões.

O diagnóstico aponta  que o Município de Palmas poderá arrecadar, ao longo de 20 anos, mais de R$ 4 bilhões, sendo  quase R$ 2,5 bilhões em impostos, além de mais R$1,1 bilhão em taxas e R$ 428 milhões em contribuições.

Caso o município implante esse projeto na região Sul de Palmas, o impacto econômico do cenário acima analisado implicará uma aceleração do crescimento do PIB Real (sem considerar a inflação) de mais de 2.4% aa, incremental ao crescimento normal da cidade, ao longo de 20  anos.