Prefeito assina edital para seleção de mais 90 professores durante lançamento do Programa de Modernização de Gestão

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Thaise Marques | Publicado em 15 de agosto de 2013 às 12:57

“Queremos que Palmas seja a cidade mais educada do Brasil, comparada aos melhores índices de educação do mundo”, afirmou o prefeito da Capital, Carlos Amastha, durante lançamento do Programa de Modernização de Gestão Escolar nesta quinta-feira, 15. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo assinou o edital para selecionar mais 90 professores que participarão da 2ª etapa do programa, com início em novembro.


Outra novidade anunciada no evento é a inclusão da Itália no roteiro de missão internacional que os servidores da Educação irão participar. Os outros países já definidos são Cingapura, Coréia do Sul e Islândia. Amastha justificou a inclusão de mais um país.“A Itália é referência no mundo pelo alto desenvolvimento da educação infantil. É preciso a capacitação dos profissionais da Educação para que o nosso ensino seja de excelência”, afirmou o gestor municipal.

Na apresentação a responsável pela elaboração do programa, Maria Luiza Bueno, destacou que a primeira etapa “Gestão Educacional” é composta por cinco ações. “As ações são: formação de líderes e modernização  da gestão escolar, missão internacional, modernização do ensino/aprendizagem, sistema de monitoramento e avaliação e a última é o MBA em Gestão Escolar Faculdade Católica”, explicou Maria Luiza.


A secretária de Educação, Berenice Barbosa, ressaltou a importância de promover a modernização do ensino. “Estamos formando líderes para atuarem em equipe na gestão escolar. É preciso da teoria, mas também conhecer o resultado das práticas e com este programa atender as duas vertentes”, afirmou Berenice.


O diretor da Escola Municipal Benedita Galvão, Odair José Ferreira Viana, garantiu que a oportunidade irá proporcionar conhecimento técnico e integração da cultura com educação. “As mudanças são constantes e é preciso inserir nas escolas os avanços que promovam uma educação de mais qualidade”, enfatizou Viana.


A professora e gerente da diversidade e inclusão, Monique Wermuth Figueras, elogiou o processo seletivo. “Esta é a primeira vez que a Prefeitura oferece um processo seletivo aberto, dando oportunidade para que todos participem. O programa vai permitir que as dimensões da Educação sejam conhecidas de maneira mais ampla podendo ser aliadas da diversidade e inclusão na escola”, destacou.


O programa é promovido pela Escola de Gestão do Município, em parceria com a Secretaria de Educação. Serão oferecidas 410 horas de capacitação, ministradas por profissionais especialistas em ensino. As demais 50 aulas serão aplicadas em três países da Ásia e Europa que tiveram crescimento significativo nas últimas avaliações do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (em português). O curso tem início no dia 22 de agosto com as missões internacionais previstas para setembro e outubro deste ano.