Prefeitura de Palmas apresenta exemplos de gestão colaborativa em evento da ONU-Habitat

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 18 de outubro de 2022 às 13:40

Gestão municipal tem implementado ações e ferramentas para ampliar participação da população na construção da Capital

A Prefeitura de Palmas participou na manhã desta terça-feira, 18, do “Circuito Urbano - construindo cidades melhores com participação social digital”, uma iniciativa da ONU-Habitat Brasil. Em formato virtual, com transmissão ao vivo e disponível no Youtube, a Prefeitura de Palmas foi representada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), através do superintendente de Planejamento e Orçamento, José Augusto Rodrigues Santos Júnior, que apresentou a experiência da construção do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 no ano passado.

Utilizando o formato de consulta pública através do Colab, com possibilidade de responder formulário pelo site ou pelo aplicativo, a Prefeitura de Palmas mobilizou o palmense em 2021 para construir o planejamento da Capital para os próximos quatro anos. Comparando com o processo participativo do PPA 2018-2021, realizado em 2017, 676 pessoas participaram das quatro audiências públicas presenciais realizadas, o formato digital no ano passado permitiu quase cinco vezes mais participantes, um crescimento de aproximadamente 400%, com participação de 3.359 palmenses.

“Adotamos esse modelo em razão da pandemia da Covid-19 e os riscos que aglomerações poderiam gerar, e o formato digital possibilitou uma maior participação levando o debate até a casa do cidadão”, detalhou Santos Júnior. O superintendente ainda informou que a gestão municipal firmou uma parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o projeto Colaboradores de Palmas para o Amanhã, onde os alunos foram incentivados a participarem da construção do PPA, em formato gamificado, onde foram desafiados para engajar mais 15 pessoas, rendendo mais de mil participações.

“Também utilizamos vídeos curtos para redes sociais, com a personagem Tiazona do Zap, chamando com uma linguagem simples e direta a população para participar. Conforme divulgamos essa mídia tivemos picos de participações”, contou Santos Júnior. Ele ainda ressaltou que a Prefeitura de Palmas está fazendo o Orçamento Participativo utilizando o Colab para fazer a consulta pública e, também, com audiências públicas presenciais. “É importante ter a opção do formato digital para garantir ao cidadão, que não consegue ir na audiência, a participação nas decisões do Poder Público.”

O evento também contou com a participação de representantes da Prefeitura de Niterói (RJ), o coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern; da Prefeitura de São Gonçalo (RJ), a subsecretaria de Gestão Integrada e Inovação na Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Julia Sobreira; e do Colab, Samara Resende e Patrícia Valzachi, com moderação da diretora de Relações Governamentais e Sucesso do Cliente (Colab), Íria Almeida.