Prefeitura de Palmas e UFT promove primeiro evento de yoga em Palmas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: IVM | Publicado em 20 de março de 2024 às 14:31

O evento busca promover e divulgar as práticas integrativas e complementares para os servidores municipais, em especial Yoga e meditação

Você sente que precisa mudar de vida, adquirir hábitos saudáveis, melhorar a saúde? A sua mente fica flutuando entre passado e futuro? Suas emoções dominam as suas reações? Você perde a concentração fácil e fica distraído a maior parte do tempo? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, o yoga pode ser uma grande ferramenta de autotransformação na sua jornada de desenvolvimento pessoal.

Com o intuito de compartilhar ferramentas de autocuidado e de promoção da qualidade de vida e bem-estar do servidor público municipal, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia e a Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizam no próximo sábado, 23 de março, às 17h, a primeira edição do Yoga em Palmas. O evento, que faz parte do programa Viva Bem Servidores, do IVM,  será realizado no Parque Municipal da Pessoa Idosa, é gratuito e aberto ao público em geral. Inscreva-se aqui

O evento terá a participação do renomado guru internacional de yoga, PhD. Radheshyam Mishra, conhecido como GuruJi, que dará uma palestra sobre "O Poder Autotransformador do Yoga", destacando a integração entre corpo e mente em busca de equilíbrio e harmonia interna por meio de posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e filosofia de vida. Em 32 anos de jornada, GuruJi já ensinou yoga para meio milhão de pessoas em mais de 50 países. O filho natural de GuruJi, Vachaspati Mishra, também é mestre de yoga, conduzirá uma aula de Hatha Yoga voltada para o equilíbrio e produção de energia. Vachas se dedica há 10 anos à prática do yoga. "Meu objetivo é inspirar e capacitar pessoas, ajudando-as a encontrar equilíbrio, alegria e paz interior por meio de ensinamentos atemporais", conta Vachas.

GuruJi também vai palestrar na UFT sobre “Yoga e Saúde Mental: a cessação das flutuações da mente”. O público-alvo são estudantes de graduação dos cursos da área da saúde (medicina, enfermagem, nutrição, psicologia) e é aberto para a comunidade em geral. A proposta é desenvolver reflexões e alternativas sobre o para o tratamento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Segundo GuruJi, “o descontrole da atividade mental é a doença do nosso século, potencializada com a revolução digital e transformação tecnológica em curso”. A palestra também é gratuita.

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar que integra corpo, mente e espírito, buscando o equilíbrio e a harmonia interna. Com posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e filosofia, o yoga oferece um caminho para o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o bem-estar integral. É mais do que apenas exercício físico; é uma jornada de descoberta interior e conexão com o momento presente.

O evento Yoga em Palmas é uma iniciativa resultado do convênio entre Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Tocantins, através do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cepic/UFT), no qual realiza os atendimentos terapêuticos previstos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para a promoção do bem estar e qualidade de vida. Para o ano de 2024, o projeto VBS prevê implementar o Espaço Viva Bem para o servidor municipal, com sessões individuais e em grupo de terapias integrativas e complementares, incluindo yoga e meditação.