Prefeitura de Palmas levará água encanada às famílias da zona rural da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 29 de abril de 2020 às 10:15

Primeiro poço artesiano está instalado no P.A Sítio com vazão de 12 mil litros de água por hora que abastecerá um reservatório metálico de 20 mil litros

O sonho de ter água encanada está mais perto para 28 famílias do Projeto de Assentamento (P.A) Sítio, na zona rural de Palmas com a implantação de poços artesianos, feita pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). As obras já estão bem adiantadas e nesta semana está em execução a instalação dos canos da rede de distribuição que ligará o reservatório até as casas dessas famílias.

O poço chegou à profundidade de 200 metros com vazão de 12 mil litros de água por hora que abastecerá um reservatório metálico de 20 mil litros. Serão instalados sete mil metros de tubulação que chegarão até a porta das casas dessas famílias. A conexão para dentro das casas será feita por cada morador.

Demais poços

Ao todo, serão perfurados cinco poços artesianos de até 200 metros de profundidades, com sistema de distribuição de água de 12 mil litros por hora. Os locais que receberão os poços estão localizados nos Projetos de Assentamento Veredão, Sítio, São João, além da região do Santa Fé Rural e para as famílias da Vila Agrotins. Os locais foram definidos conforme orientação de órgãos públicos e demanda vinda da população.

A execução dos poços é de responsabilidade da empresa Cristal Sul Poços Artesianos, vencedora da licitação no valor de R$ 681.533,10, sendo R$ 564 mil provenientes de emendas parlamentares dos vereadores Diogo Fernandes, Etinho Nordeste, Vandim do Povo e da então vereadora Vanda Monteiro, hoje deputada estadual. A contrapartida da gestão municipal é de R$ 117.533,10, além do acompanhamento das obras.