Prefeitura de Palmas prestigia abertura do VII Seminário Tocantinense do Proerd

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 21 de junho de 2023 às 11:53

Edição deste ano segue até sexta-feira, 23, foi prestigiada pela secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena

Na manhã desta quarta-feira, 21, começou no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o VII Seminário Tocantinense do Proerd (STOP), realizado pela Polícia Militar, por meio da coordenação da Estadual do Programa com apoio do Centro de Treinamento Dare/Proerd de São Paulo e diversas entidades públicas e privadas dentre as quais, a Prefeitura de Palmas.

O evento foi prestigiado pela secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, e contou com a participação do chefe do Estado-Maior da PM-TO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza; do coordenador estadual do Proerd, Tenente Coronel Sandro de Lima Silva; do deputado estadual Júnior Geo, dentre outras autoridades.

O seminário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) segue até sexta-feira, 23, e visa promover a atualização curricular dos instrutores que atuam no programa, bem como a troca de experiência entre as unidades do estado e representantes do Centro de Treinamento de São Paulo, que chancelam a formação.

O chefe do Estado-Maior da PM-TO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, acolheu a todos, destacando que o Proerd é um programa fundamental para a sociedade, pois contribui para que, no futuro, não estoure um problema social mais grave, que é a criminalidade. “Nós atuamos nas unidades educacionais levando instrução e conhecimento para as crianças, adolescentes e jovens, falando sobre o quanto é importante que trilhem por caminhos seguros, de valores e princípios”, afirmou.

Após a fala das autoridades, o público assistiu à palestra com o tema: 'Relações interpessoais: Onde começa e suas influências em nossas personalidades’, proferida pelo psicólogo e teólogo, Ronan Dorneles.

Segundo a supervisora pedagógica do Proerd-TO, sargento Elisandra de Brito, a formação continuada dos instrutores visa rever os conceitos curriculares básicos trabalhados em sala de aula. “Teremos uma programação de palestras que vêm enriquecer ainda mais o conhecimento desses instrutores para que eles possam atuar em sala de aula, bem como atender a demanda da comunidade”, disse, acrescentando que ao longo da programação do VII STOP, constam palestras sobre o atendimento às pessoas especiais e sobre noções básicas de libras, voltada à inclusão, bem como a revisão e atualização curricular do material utilizado no programa.

Proerd
Desenvolvido no Tocantins desde 2002, em 21 anos de atuação o programa já atendeu mais de 470 mil crianças e adolescentes em todos os municípios tocantinenses, orientando os mesmos para desenvolverem habilidades de comunicação eficiente, resistência ao bullying, as drogas e a violência.