Prefeitura de Palmas recebe aparelhos de ultrassom de última geração para Atenção Especializada

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de novembro de 2021 às 18:35

Equipamentos foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e serão destinados às unidades especializadas da Capital

Na tarde desta segunda-feira, 08, a Prefeitura de Palmas recebeu quatro aparelhos de ultrassom de última geração repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), oriundos de emendas parlamentares de deputados federais do Tocantins. Avaliados em R$ 155 mil cada um, os equipamentos serão encaminhados para o atendimento especializado da Policlínica de Taquaralto, Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas) e Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves.

Os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) serão qualificados para manusear os equipamentos e a previsão é que os aparelhos estejam instalados nas Unidades a partir da próxima semana.

Na oportunidade, o secretário da Saúde de Palmas, Thiago Marconi, assinou o Termo de Responsabilidade, Entrega e Recebimento de Bens Móveis. “Agradecemos ao Estado pelo empenho em entregar esses equipamentos ao município de Palmas. Com eles poderemos atender a nossa população na melhor qualidade possível”, ressalta Marconi.

Para a diretora da Atenção Secundária da Semus, Ludimila Nunes, os aparelhos servirão para fortalecer a rede municipal de saúde. “Os equipamentos fortalecerão os atendimentos em saúde, principalmente, no que diz respeito à ginecologia”, pontua.

Durante a entrega, representaram o governo do Estado, o gerente de Engenharia Clínica da SES, Luiz Borges, e a engenheira clínica Mayara Coelho. Segundo a equipe, os equipamentos de última geração permitem a visualização precisa em 4D. Além disso, possuem uma vasta possibilidade de diagnósticos por meio da ultrassonografia, incluindo exames relacionados à mama, tireóide, útero, abdome e tantos outros.